PROJETO EMPREENDER

Futuro do empreendedorismo traz sustentabilidade como base

Futurista Jacques Barcia aponta as tendências para quem quer ser bem sucedido ao abrir um negócio

JC
JC
Publicado em 05/06/2021 às 13:02
ACERVO PESSOAL
Jacques Barcia, futurista - FOTO: ACERVO PESSOAL
Leitura:

Idealizar tendências para cinco, dez, cinquenta ou até 100 anos à frente parece estranho para você? Mas é exatamente isso o que um futurista faz. O pernambucano Jacques Barcia é um desses profissionais que projetam possíveis mudanças, por meio de estudos e pesquisas, que levam em conta o contexto da sociedade e o sistema em que o objeto ou meio estudado está integrado.

“Um futurista ajuda pessoas e organizações a identificar como é que o mundo está mudando e a perceber essas mudanças enquanto elas ainda são muito pequenas na geografia e na escala. Então, antes dessas transformações serem grandes o suficiente para aparecerem num gráfico, o futurista ajuda essas organizações a entender quais são as implicações de longo prazo no seu ecossistema”, detalha o futurista.

No empreendedorismo, há um ponto em particular que se destaca ao falar de futuro: a sustentabilidade. Hoje, pensar no meio ambiente é alicerce para qualquer empreendedor. E não se trata apenas de minimizar os impactos que aquela iniciativa pode causar, mas sim ajudar a regenerar o planeta.

“Empreender com sustentabilidade é a base, mas as oportunidades se abrem para quem tentar fazer regeneração, para quem tentar resolver os problemas do planeta. Desde coisas muito simples, como a destinação do lixo, por exemplo, a até coisas que requerem mais tecnologia, como extração de carbono da atmosfera. Regeneração é a pauta agora”, complementa Jacques.

Confira as tendências que o especialista aponta para o futuro do empreendedorismo:

Comentários

Últimas notícias