PROJETO EMPREENDER
Futuro do empreendedorismo traz sustentabilidade como base
Futurista Jacques Barcia aponta as tendências para quem quer ser bem sucedido ao abrir um negócio
Cadastrado por
JC
Publicado em 05/06/2021 às 13:02
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Idealizar tendências para cinco, dez, cinquenta ou até 100 anos à frente parece estranho para você? Mas é exatamente isso o que um futurista faz. O pernambucano Jacques Barcia é um desses profissionais que projetam possíveis mudanças, por meio de estudos e pesquisas, que levam em conta o contexto da sociedade e o sistema em que o objeto ou meio estudado está integrado.
“Um futurista ajuda pessoas e organizações a identificar como é que o mundo está mudando e a perceber essas mudanças enquanto elas ainda são muito pequenas na geografia e na escala. Então, antes dessas transformações serem grandes o suficiente para aparecerem num gráfico, o futurista ajuda essas organizações a entender quais são as implicações de longo prazo no seu ecossistema”, detalha o futurista.
No empreendedorismo, há um ponto em particular que se destaca ao falar de futuro: a sustentabilidade. Hoje, pensar no meio ambiente é alicerce para qualquer empreendedor. E não se trata apenas de minimizar os impactos que aquela iniciativa pode causar, mas sim ajudar a regenerar o planeta.
“Empreender com sustentabilidade é a base, mas as oportunidades se abrem para quem tentar fazer regeneração, para quem tentar resolver os problemas do planeta. Desde coisas muito simples, como a destinação do lixo, por exemplo, a até coisas que requerem mais tecnologia, como extração de carbono da atmosfera. Regeneração é a pauta agora”, complementa Jacques.
Confira as tendências que o especialista aponta para o futuro do empreendedorismo: