PROJETO EMPREENDER

Sustentabilidade é marca de lavanderia em Toritama

Lavanderia Céu Azul reaproveita 80% da água consumida e visa lavagem a seco para o futuro

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/06/2021 às 13:04 | Atualizado em 05/06/2021 às 13:07
Notícia
X

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Toritama (ACIT), a cidade possui 60 lavanderias, aproximadamente. Essas empresas estão ligadas diretamente à produção têxtil existente do município, que é conhecida como Capital do Jeans.

A cada lavagem desse tipo de tecido, há um consumo elevado de água e uma geração significativa de resíduos sólidos, impactando no meio ambiente. Diante disso, algumas empresas já estão atuando para minimizar tais prejuízos, como é o caso da Lavanderia Céu Azul. A expectativa é que em pouco tempo a lavagem do jeans seja a seco.

"A lavagem do tecido vai se modernizar cada vez mais e o que a gente consome de água hoje vai ser reduzido significativamente. O laser vai fazer todo o trabalho e, no final, só teremos a lavagem para amolecer o tecido, para deixar a fibra mais confortável. Estamos atentos a esse movimento para implantar essa solução aqui, no futuro", assegura Pedro Tavares, dono da Céu Azul.

A sustentabilidade e o consumo consciente precisam andar lado a lado e essa mentalidade já faz parte da rotina da empresa. Na lavanderia, 80% da água consumida é reutilizada, por meio de um sistema de tratamento do insumo. O que foi material para lavagem do jeans, depois de tratada serve para regar as plantas, entre outras atividades.

"Toda a água que chega para os processos de lavagem não é descartada da lavanderia com sujeira. O tecido solta bastante goma e esse resíduo pesa; quando decanta completamente, ele vira sólido e se transforma no que a gente chama de lodo. Ele é levado para o aterro sanitário de Caruaru, onde acontece a destinação final apropriada do resíduo", explica Tavares.

Veja a reportagem completa:

Tags

Autor