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Está cansado de receber ligações das operadoras de telefonia ? A plataforma Não me Perturbe pode lhe ajudar; saiba como

O usuário que não quiser receber ligações de ofertas de serviços pelas operadoras de telefonia podem aderir à plataforma que bloqueia este tipo de chamada

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Angela Fernanda Belfort

Publicado em 11/06/2021 às 16:03 | Atualizado em 11/06/2021 às 16:12
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Está cansado de receber ligações das operadoras de telefonia oferecendo serviços que você não deseja ? A solução para evitar esta aproximação desagradável pode ser mais fácil do que você imagina. A plataforma Não me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/) cadastra o telefone que o usuário não deseja receber esse tipo de chamada. Para isso, o cidadão tem que preencher um cadastro, colocando algumas informações pessoais.

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"Depois que o cidadão faz o seu cadastro, o bloqueio deste tipo de ligação ocorre em até 30 dias", explica o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari. E o número vai ficar bloqueado até que o usuário mude de ideia e comunique essa vontade à plataforma. A adesão à plataforma evita a oferta de produtos e serviços exclusivamente pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, como telefone móvel, telefone fixo, TV por assinatura e internet e também de instituições financeiras para operações de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado.

 

A plataforma surgiu depois de constatar que 48% das ligações de telemarketing eram realizadas somente pelas empresas de telecom em 2019. "Depois que a Não me perturbe passou a funcionar, essas ligações caíram para 6% em 2020. Isso mostra a eficiência da plataforma", conta Ferrari. Ele estava se referindo exclusivamente as ligações de telemarketing feita por empresas de telecomunicações.

A Não me Perturbe já conta com mais de 8 milhões de números cadastrados em todo o País. Em Pernambuco, existem 10,2 milhões de telefones celulares e fixos e 125 mil números que aderiram à plataforma. Isso corresponde a 1,1% do total de telefones do Estado. "Pernambuco tem uma das menores taxas de adesão", comenta Ferrari. Outros Estados do Nordeste, como a Bahia e o Ceará também têm uma taxa de adesão de 1% nos telefones cadastrados.

Depois do bloqueio, pode acontecer de o usuário receber ligações de empresas que prestam serviços terceirizados às operadoras de telefonia. "Estamos em contato permanente com a Anatel e a nossa intenção é a partir dessa insistência punir quem está ligando para um número que pediu o bloqueio", comenta Marcos.

O serviço de adesão à plataforma é gratuito e, por incrível que pareça este serviço é mantido pelas empresas de telecomunicações, como Claro, Vivo, Algar, Tim e Sky, entre outras. "A plataforma é uma iniciativa de autorregulação na qual o próprio setor se regula", conclui Ferrari.

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