SÃO JOÃO

Ainda tem milho no Ceasa? Com melhores preços, procura e venda crescem mesmo na pandemia

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE) espera alta de 20% da venda do milho na véspera do São João

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 22/06/2021 às 19:06 | Atualizado em 22/06/2021 às 20:50
Notícia
X

Mesmo com a pandemia, a procura pelo milho cresceu no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). Com a expectativa de vender 12 milhões de espigas neste mês de junho, o Ceasa comemora a perspectiva de aumentar as vendas em 20% quando comparado o mesmo período do ano passado. Mesmo com aumento no custo da produção e transporte, as chuvas garantiram uma boa safra, mantendo o preço acessível do principal ingrediente das iguarias juninas, garantindo as compras de quem vai passar o São João em casa e, sobretudo, daqueles que veem no milho a oportunidade de fazer alguma renda diante da situação financeira calamitosa. 

Nesta terça-feira (22), antevéspera do São João, a venda de milho foi 10% maior do que o mesmo dia 22 do ano passado. De acordo com o direto técnico do Ceasa, Paulo de Tarso, chegam ao Centro, hoje e amanhã 2 milhões de espigas, ao dia, para dar conta da procura. 

BERG ALVES / JC IMAGEM
Milho movimento CEASA. - BERG ALVES / JC IMAGEM

"Está tudo dentro do previsto. O que esperávamos está sendo realizado. A expectativa era de mais ou menos 15% a 20% de crescimento nas vendas, e isso está sendo atingido. Se comparar o mês de junho, até agora, com o mesmo período do ano passado, já vendemos 14% mais", detalha. 

Ainda segundo de Tarso, este ano houve uma movimentação diferente de 2020 que contribuiu com o maior fluxo das vendas. Diante da manutenção da pandemia e maior dificuldade para manutenção da renda, a parcela da população que busca o milho para revende cresceu no Ceasa. 

"A tendência de procura, da demanda mesmo, está maior do que no ano passado, mesmo com a pandemia. Estão procurando em função do desemprego, em busca do milho para revender", pondera de Tarso. 

 

BERG ALVES / JC IMAGEM
Milho movimento CEASA. - BERG ALVES / JC IMAGEM

Preços

Mesmo com a variação dos combustíveis e da energia, que impactam o custo da produção, a boa distribuição das chuvas garantiram uma safra boa em Pernambuco. O preço da mão de milho (50 espigas) no Ceasa está em linha com o praticado no ano passado, variando de R$ 25 a R$ 30, quando se fala das espigas de melhor qualidade. 

BERG ALVES / JC IMAGEM
Milho movimento CEASA. - BERG ALVES / JC IMAGEM

Quem ainda está em busca do milho, tem a chance de encontrar mais opções de ofertas chegando cedo no Ceasa. Até o dia 24, o pátio do milho segue aberto durante 24h, recebendo vendedores e clientes ao longo da madrugada. 

Ontem (21), chegaram 1,1 milhão de espigas de milho no Ceasa. Hoje (22) foram mais  2 milhões, número que se renova nesta quarta-feira (23), véspera de São João. 

"O milho chega e sai. A rotatividade é diária. Deve dar uma aumentada, tanto na questão da oferta quanto da procura. Nesses últimos dias, ambas devem crescer 20%", prevê o direto técnico do Ceasa. 

Do milho vendido no Centro de Abastecimento, 70% é produzido em Pernambuco, sendo ofertado principalmente do Agreste do Estado, de municípios como chã grande, Gravatá e Passira.

Tags

Autor