Prefeitura da Ipojuca, no Grande Recife, realiza seleção para contratação de guarda-vidas
São 80 vagas entre imediatas e cadastro de reserva; saiba como se inscrever e confira o edital
A Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), abriu seleção simplificada para a contratação de profissionais que atuarão no Serviço de Salvamento Marítimo (Salvamar) do município. A contratação temporária dos cargos é por um período de 12 meses, podendo ser prorrogável por igual período.
São 80 vagas, sendo que 40 dessas vagas serão para cadastro reserva, que poderão ser preenchidas conforme a necessidade da administração municipal. A seleção será feita em duas etapas: avaliação curricular e teste de aptidão física. A carga horária será de quarenta horas semanais em regime de escala. A remuneração será de R$ 1.381,50.
Os requisitos para o cargo são:
- Idade mínima de 18 anos completos;
- Ter concluído o ensino fundamental 2;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação (caso o candidato seja do sexo masculino);
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições da função;
- Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos;
- Ter comprovada experiência mínima de seis meses na função de Salvamar, guarda vidas, salva vidas ou atividade semelhante.
De acordo com a Prefeitura, também será considerado apto quem tiver concluído, com aproveitamento, curso reconhecido de salvamento marítimo, salvamento aquático, guarda vidas, ou curso equivalente, com mínimo de 110 horas/aula.
“O atual quadro da corporação é de 60 profissionais, e com essa nova seleção estamos ampliando, garantindo que haja maior efetividade e melhoria no atendimento ao longo dos nossos 33 quilômetros de orla, que é a maior do Estado, principalmente nos períodos de alta estação”, destacou o secretário municipal de Defesa Social, Osvaldo Morais.
Inscrições
Para se inscrever, o candidato deverá preencher uma ficha de inscrição online no endereço eletrônico https://forms.gle/qM3WVjfETwCH6xm1A. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 28 de junho, e seguem até o dia 2 de julho.
A documentação pessoal referente à primeira etapa de avaliação curricular deverá ser entregue pessoalmente no Clube Municipal do Ipojuca, no centro da cidade, entre os dias 5 e 7 de julho. Você pode conferir o edital completo clicando aqui!
Saiba as atribuições do cargo
a) Realizar tarefas de orientação, vigilância e salvamento para prevenir afogamentos e salvar vidas;
b) Orientar no que se refere à abordagem de banhistas com animais na praia e práticas esportivas na
orla marítima;
c) Orientar, prestar informações gerais a turistas e aos banhistas;
d) Participar de reuniões, estudos de situação e elaborar relatórios;
e) Responsabilizar-se pelo controle e utilização de equipamentos e materiais colocados à sua
disposição;
f) Percorrer a área sob sua responsabilidade, atentando para as atitudes dos banhistas, a fim de prevenir
acidentes; orientar adequadamente os banhistas sobre os perigos, principalmente os que não sabem
nadar;
g) Prestar assistência devida providenciando socorros médicos ou remoção de acidentado, quando
necessário;
h) Participar de palestras de informação sobre acidentes em piscinas, praias e técnicas de salvamento;
i) Observar e cooperar, quando necessário nas atividades esportivas que estejam sendo desenvolvidas,
principalmente no verão;
j) Apoiar ações da Defesa Civil em casos de desastres e calamidades naturais;
k) Praticar periodicamente exercícios de natação e mergulho;
l) Zelar pela guarda, conservação, manutenção e limpeza de equipamentos e materiais peculiares ao
trabalho, bem como dos locais;
m) Executar outras tarefas correlatas, conforme necessidade ou a critério de seu superior.
n) Orientar embarcações náuticas, sobre as normas da Norman, (normas marítimas), sobre os riscos e
para segurança dos banhistas da orla.
o) Conduzir veículos da unidade de salvamento, condicionado a existência de habilitação (CNH) na
Categoria “B”, conforme solicitação do Comandante da unidade.
p) Assessorar administrativamente o Comando da unidade de salvamento, quando solicitado ou
autorizado pelo Comandante da unidade.
q) Conduzir as embarcações de salvamento da unidade quando assim tiver e somente se for capacitado
para isso, devendo portar Habilitação Náutica, sempre quando solicitado pelo comandante da
unidade.
r) Apoiar ações da Guarda Municipal e Secretarias do Município, quando lhe solicitadas;
s) Informar ocorrências ao Centro Integrado de Monitoramento (CIDEM);