DÉFICIT

Veja lista: Pernambuco lidera ranking dos estados brasileiros em falta de água

No Estado, a irregularidade no abastecimento atingia quase metade dos moradores (47,9%) em 2019

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 23/06/2021 às 22:07
Notícia
X

Com base em dados de 2019, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (23) os Indicadores Sociais de Moradia no contexto da pré-pandemia de covid-19. Os números refletem o preparo de estados e municípios em relação às condições dadas aos seus respectivos moradores para que pudessem cumprir as medidas restritivas e de higiene necessárias para evitar o contágio da doença. No quesito de abastecimento de água regular à população, Pernambuco, assim como a Região Metropolitana do Recife, lideram com os piores resultados do País. 

>>> Pernambuco e Grande Recife são os locais do País onde mais moradores sofrem com falta de água 

No Estado, a irregularidade no abastecimento atingia quase metade dos moradores (47,9%). Percentual um pouco acima do registrado no Grande Recife (46,6%). Se levada em consideração apenas a capital, 31,5% sofrem com desabastecimento ao menos uma vez por semana. O Recife é a terceira pior capital nesse sentido.

 

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Recifenses que já enfrentam racionamento ou problemas de abastecimento agora terão que lidar com a escassez de chuvas no primeiro trimestre e baixa nos reservatórios. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Confira o ranking:

Percentual no Estado e Região Metropolitana no Nordeste de parcela da população com falta de abastecimento de água ao menos uma vez por semana

Pernambuco 47,9%
RM Recife 46,6%


Piauí 36,4%
Grande Teresina 1,5%


Rio Grande do Norte 32,1%
RM Natal 9,8%

Bahia 26,4%

RM Salvador 14,6%

Paraíba 24,8%
RM João Pessoa 10,7%

Sergipe 24,2%
RM Aracaju 12,3%

Alagoas 17,7%
RM Maceió 4,2%

Maranhão 14,8%
RM Grande São Luís 28,3%


Ceará 13,1%
RM Fortaleza 4,7%


Índice das regiões

Nordeste 24,8%

Norte 6,6%

Sudeste 5,1%

Centro-Oeste 4,8%

Sul 2,8%

Pernambuco (47,9%) e piores resultados por região 

Acre  (34%)

Rio de Janeiro (9,6%)

Santa Catarina (3,6%)

Mato Grosso (13,2%)

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Racionamento de água em bairros de periferia do Recife dificulta o combate ao Coronavírus. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

O que diz o governo: 

O Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, diz que tem dado atenção redobrada à questão do abastecimento, investindo sistematicamente em projetos e obras que visam à universalização dos serviços de saneamento no Estado.

"Só nos últimos anos foram aplicados mais de R$ 4 bilhões em todo o estado, e para este ano a previsão é recursos da ordem de 1,2 bilhão, em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com grandes empreendimentos estruturadores em curso. Tudo isso, já coloca o cenário do abastecimento de 2021 em outra posição em relação a 2019".

Leia trecho da nota:

Na Região Metropolitana do Recife, várias obras, de médio e grande portes, estão sendo executadas. Um exemplo são as áreas de morros do Recife, localidades onde, historicamente, há dificuldade de atendimento em função da escassez de fontes hídricas e condições topográficas. Também está em andamento um pacote de obras de reativação de 15 e perfuração de mais 23 poços profundos, que irão incrementar a produção de água em aproximadamente 650 l/s, contribuindo para a ampliação do abastecimento. No Recife, localidades da Zona Norte estão sendo contempladas, além das cidades de Goiana, Abreu, Paulista, Igarassu e Olinda.

Destacamos, ainda, a obra de Setorização do Recife que busca promover a independência operacional dos setores de abastecimento (controle e medição), por meio de substituição de tubulações e implantação de registros e válvulas, melhorando as pressões das redes e reduzindo as perdas e a ocorrência de vazamentos.

Vale ressaltar que a distribuição de água em áreas planas do Recife ocorre diariamente, desde a conclusão da obra do Sistema Adutor de Pirapama, que aumentou em 50% a oferta de água para a RMR. Vale lembrar, ainda, que Pernambuco é o estado com menor disponibilidade hídrica no cenário nacional e que, este ano, várias localidades já tiveram eliminação ou diminuição do rodízio, iniciativa possível graças as últimas chuvas em nosso estado.

Para levar mais água à população pernambucana no enfrentamento da pandemia, a Compesa investiu em um plano de ações para o reforço do abastecimento na RMR. No ano passado, 280 mil pessoas foram beneficiadas com o aumento na produção do sistema Tapacurá, um dos mais importantes da região, em 800 litros por segundo. Além do incremento, a Compesa também distribuiu por carro pipa cerca de 30 milhões de litros de água, beneficiando 115 mil pessoas. Dentro do planejamento traçado pela Compesa, também foi iniciada a execução de 43 obras estratégicas, a um investimento de R$ 9 milhões. Ao todo, são 123 mil pessoas beneficiadas.

Por fim, vale ressaltar que a Compesa segue trabalhando para universalizar o saneamento em Pernambuco, garantindo que, cada vez mais, a população tenha acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário.

 

Tags

Autor