TECNOLOGIA

Ministério das Comunicações diz que todas as capitais brasileiras terão sinal 5G dentro de um ano

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, revelou ainda que o Tribunal de Contas da União vai analisar a minuta do edital do 5G no próximo mês de agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 14/07/2021 às 20:28 | Atualizado em 14/07/2021 às 20:29
Notícia
X

Em coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira (14), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou a data da reunião do Tribunal de Contas da União que irá avaliar a minuta do edital do tão esperado leilão do 5G. Segundo o Ministério das Comunicações, até julho de 2022, todas as capitais brasileiras terão à disposição o sinal 5G.

"O edital do 5G será votado no TCU no dia 18 de agosto, às 10 horas da manhã, em uma reunião extraordinária. Então já temos dia e hora da votação do TCU", ressaltou o ministro. Com a data definida, a expectativa do governo federal é realizar o leilão do 5G ainda este ano, beneficiando as 27 capitais até julho de 2022. Faria afirmou ainda que até dezembro deste ano algumas capitais brasileiras já poderão contar com sinal 5G "puro" (standalone). 

Em maio deste ano, as empresas TIM e a Ericsson anunciaram um projeto piloto de desenvolvimento de uma rede 5G standalone, ou seja, que não depende da tecnologia 4G, para implantação até o fim deste ano. O leilão do 5G prevê a oferta de quatro faixas de frequência (700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz). Duas faixas serão inicialmente híbridas, com capacidade de distribuição de sinais 4G e 5G.

PUBLICAÇÃO

Segundo comunicado do Ministério das Comunicações, após a votação do TCU, o edital será encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em até cinco dias, e com mais sete dias poderá ser publicado. O ministro destacou que o 5G também chegará a portos e aeroportos do País, além de potencializar diversos setores da economia. A estimativa é que o agronegócio tenha um crescimento do PIB de 20% ao ano, já que toda a linha de produção poderá ser conectada, argumentou o Ministério.

Tags

Autor