SHOPPINGS

Mais presentes aos pais e vendas

Alta representa adicional de vendas de R$ 870 milhões sobre números de 2020

Publicado em 02/08/2021 às 22:51
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
PROCURA.16% dos consumidores afirmaram que vão planejar e pesquisar melhor as compras neste ano - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
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A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê um aumento de médio de 32% nas vendas na semana que antecede à comemoração do Dia dos País. A alta representa um adicional de vendas de R$ 870 milhões em relação a 2020. No mesmo intervalo do ano passado, as vendas caíram 32,5% ante 2019.

A expectativa é de que um tíquete médio de R$ 192, avanço de 11,6% ante o ano passado, quando o valor registrado foi de R$ 172. A expectativa supera também os R$ 176 reportados em 2019. As categorias de presentes em destaque para a data são: artigos esportivos, eletrônicos e calçados, segundo a pesquisa Expectativas para o Dia dos Pais realizada pela instituição entre os dias 21 e 28 de julho.

A Abrasce destaca que as projeções dos shoppings em relação ao volume de vendas registrado em 2019, período pré-pandemia, ainda são de queda, da ordem de 15%. No entanto, observa um otimismo maior em relação às datas comemorativas anteriores. Para o Dia das Mães, o recuo esperado era de 19% e para o Dia dos Namorados, 23% ante 2019.

Para o presidente da associação, Glauco Humai, contribuem para as expectativas a maior flexibilização das medidas de distanciamento social, aliada ao avanço da vacinação no País e a melhora da confiança do consumidor. "Os empreendedores estão mais otimistas e acreditam que os consumidores estão mais dispostos a investir em um produto mais elaborado, já que muitos filhos ficaram um bom tempo longe dos pais e estão retomando, ainda que com toda a cautela necessária, os encontros familiares após a vacinação", pontua.

DEMANDA

Outra pesquisa, do Google, também aponta que 32% dos brasileiros pretendem comprar presentes para celebrar. O levantamento, realizado em junho pelo Google com 800 entrevistados sobre as intenções de compra para a data, mostra ainda que 21% dos ouvidos não decidiram se irão presentear ou não, o que se revela uma oportunidade para empresas apresentarem opções de lembrança. De acordo com o levantamento, 63% devem fazer a compra de forma digital.

Em meio ao impacto da pandemia da covid-19, 26% dos entrevistados devem comemorar a data de uma forma diferente do que gostariam e 19% vão comprar mais on-line do que esperavam. Essa tendência de comprar mais pela internet reflete na jornada de consumo, quando 16% dos entrevistados afirmaram que vão planejar e pesquisar melhor as compras do que em anos anteriores.

Com a antecipação maior na pesquisa e compra por presentes, as buscas por "Dia dos Pais" crescem nas semanas antes da data. Até o dia 23 de julho, as buscas já registravam crescimento de 7% em relação a 2020, segundo os dados do Google.

O PRESENTE

Para 82% dos entrevistados, é difícil escolher o presente para a data comemorativa. Neste ano, a maioria dos entrevistados (43%) afirma que vai escolher uma roupa ou sapato, 23% deles estão planejando dar um perfume, e para 22%, a escolha será um eletrônico. Segundo a pesquisa, 47% pretendem celebrar a data com um almoço ou jantar em casa.

 

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