MOBILIDADE

Shineray desenvolve sua primeira moto elétrica vocacionada para o trabalho

Parceria com a Coca-Cola vai fazer com que o modelo SHE 3000 seja testado no dia a dia da empresa de bebidas antes de chegar ao mercado

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 19/08/2021 às 19:15 | Atualizado em 19/08/2021 às 19:22
Notícia
X

A Shineray do Brasil e a Solar Coca-Cola acabam de iniciar um projeto-piloto de mobilidade sustentável em que são utilizadas motocicletas elétricas SHE 3000, a primeira moto da montadora nordestina neste segmento, para o trabalho de rua no dia a dia da empresa de bebidas. A parceria marca o pré-lançamento da modelo recém-produzido e ainda inédito no portfólio da companhia. A moto elétrica da Shineray estará disponível para o público no primeiro trimestre de 2022, mas há possibilidade de antecipação no cronograma de lançamento, divulgou a fabricante. A Shineray não divulgou estimativas sobre o preço do veículo.

A Solar Coca-Cola apostou na SHE 3000 para uso na sua área de logística. A empresa planeja substituir 3 mil motos a combustão por modelos elétricos em um período de seis anos. Segundo a Shineray a moto foi desenvolvida pensando nas necessidades das grandes cidades. A potência máxima é de 3000W, com velocidade máxima de até 80 km/h. O motor elétrico tem 72V e a bateria de lítio, cerca de 900 ciclos. A autonomia é de até 120 km e leva de 6 a 7 horas para carga total da bateria. O carregador é bivolt e a capacidade de carga é de 150kg.

MERCADO

"O lançamento para os consumidores pode ser antecipado em relação à previsão atual se as condições logísticas mundiais melhorarem. Atualmente, faltam navios para atender à demanda da indústria, o que impacta no tempo de recebimento de parte dos componentes utilizados na montadora, que vêm de fornecedores da China”, explica o diretor de Supply Chain da Shineray do Brasil, Thomas Edson.

O executivo ressalta que a entrada no nicho de motocicletas elétricas e a parceria com um dos maiores fabricantes do sistema Coca-Cola no mundo reforçam o posicionamento da marca na eletrificação. “Nosso projeto é ampliar o portfólio para esse nicho. O objetivo é atender não só os consumidores que utilizam os veículos na locomoção do dia a dia ou apenas nos momentos de lazer, mas também quem pretende usá-los para trabalhar, como os profissionais dos aplicativos de delivery”, detalha.

Ele frisa, ainda, as vantagens das motos elétricas. “Um modelo como a SHE 3000 traz uma série de benefícios ambientais graças ao uso de energia limpa. Além do baixíssimo custo de manutenção, é isento de IPVA em muitos estados e dispensa um gasto que faz diferença para qualquer orçamento, que é o abastecimento com gasolina”, ressalta Thomas.

MANUTENÇÃO

Além da SHE 3000, o portfólio da linha Shineray Electric conta com dez patinetes e três cicloelétricos (veículos de duas rodas com velocidade até 50 km/h). Até 2022, serão lançadas mais três motos com voltagens diferentes. A linha Shineray Electric é equipada com motores da marca Bosch.  No quesito manutenção, os modelos elétricos trazem vantagens bem atrativas em relação aos veículos à combustão, como a manutenção reduzida. Qualquer veículo elétrico, seja carro, moto, caminhão ou ônibus, não traz componentes tradicionais que exigem substituições periódicas, como filtro de combustível, óleo e filtro de óleo e velas de ignição.

Outro ponto positivo, segundo a Shineray é a duração das baterias. No caso das motocicletas, as baterias de última geração conseguem suportar até 900 ciclos. Um ciclo é a quantidade de vezes em que ocorre a carga completa seguida de descarga. Para se ter uma ideia, um consumidor que utiliza um modelo elétrico cinco dias na semana (descarregando completamente a bateria diariamente) não vai precisar se preocupar com a troca da bateria por três anos.

Tags

Autor