Covid-19

Governo de Pernambuco vai monitorar posteriormente 10% do público dos eventos-teste. Veja detalhes

O objetivo do governo é checar se a realização desses eventos terá algum tipo de impacto no aumento do contágio da covid-19 entre os seus frequentadores

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 01/09/2021 às 17:32 | Atualizado em 01/09/2021 às 18:15
Notícia
X

Em coletiva de imprensa virtual realizada na tarde desta quarta-feira (1º), o Governo de Pernambuco reforçou os protocolos para realização dos eventos-testes com até 1.200 que passarão a ser permitidos no Estado e afirmou que 10% do público que estiver nesses espetáculos será monitorado pelo Executivo. O objetivo da gestão estadual é checar se a realização desses eventos terá algum tipo de impacto no aumento do contágio da covid-19 entre os seus frequentadores, informação que deve balizar as futuras decisões do Palácio do Campo das Princesas no sentido de liberar ou não um público maior para esse tipo de atividade, assim como outras flexibilizações.

"Após a realização desses eventos, nós vamos monitorar uma amostra de 10% dos participantes para que a gente possa verificar se ele gerou ou não contaminação. É fundamental que o Governo de Pernambuco, juntamente com os organizadores e produtores dos eventos, acompanhe esses resultados para que a gente possa definir as novas medidas, as novas liberações e flexibilizações para os meses de outubro, novembro. As nossas expectativas são positivas, mas a gente precisa do comprometimento de todos", explicou Ana Paula Vilaça, secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado.

>> Pernambuco libera shows com até 1200 pessoas a partir de setembro. Veja as regras

>> Classic Hall, Parador e outras casas já preparam shows após sinalização do Governo de Pernambuco

>> Após 17 dias registrando números diários abaixo de mil, Pernambuco confirma novos 1.057 casos de covid-19 nesta quarta

>> Governo de Pernambuco anuncia novas flexibilizações para público em eventos sociais e esportivos em Pernambuco; confira as novas regras

Na semana passada, o governo anunciou que liberaria a realização de eventos culturais no Estado a partir do dia 30 de agosto. Na ocasião, foi informado que esses eventos poderiam ter um público de 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do espaço, o que for menor. Além disso, os organizadores teriam que pedir autorização do Estado para promover a festa, sendo que apenas pessoas vacinadas poderiam participar da festa.

"Um passo importante que o governo deu foi a exigência da vacinação para os participantes desses eventos. 80% das pessoas terão que ter as duas doses da vacina ou a vacina de dose única e 20% dos ingressos serão reservados para aqueles que têm pelo menos uma dose. Além disso, quem tem apenas uma dose da vacina também terá que fazer ou o teste RT-PCR 48 horas antes do evento ou o teste rápido de antígeno com 24 horas de antecedência", detalhou Vilaça. As festas também não poderão ter duração superior a 7 horas nem acabar após a meia-noite.

A secretária disse, ainda, que considera fundamental que produtores e participantes desses eventos sigam as regras estabelecidas pela gestão, pois caso haja um novo aumento de casos de covid-19 no Estado um recrudescimento no plano de convivência com a doença pode ser necessário. "A gente precisa do comprometimento do organizador, do produtor do evento e daqueles que frequentarão agora esses espaços e terão que permanecer sentados e utilizando máscara, com exceção do momento em que estiverem comendo ou bebendo. Devemos evitar também eventos irregulares, clandestinos e aglomerações que colocam em risco todo o nosso plano de convivência", detalhou Ana Paula Vilaça.

Na coletiva, a secretária relembrou que a partir desta semana eventos corporativos, colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos poderão ser realizados com 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. Vilaça detalhou que, a partir de 300 pessoas, será necessário o controle seguro de esquema vacinal.

Os eventos sociais/buffet vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h até meia-noite, em todos os dias da semana. A partir de 100 pessoas, será necessário o mesmo controle seguro de esquema vacinal e monitoramento dos convidados depois do evento. A presença de público em estádios de futebol segue proibida.

A covid-19 em Pernambuco

Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou mais 1.057 casos de covid-19 em Pernambuco, totalizando 608.586 pessoas infectadas com o coronavírus desde o início da pandemia. Entre os confirmados hoje, 45 (4,5%) são graves e 1.012 (95,5%) são considerados leves.

O governo também confirmou nas últimas 24 horas novas 28 mortes em decorrência da enfermidade. Os óbitos ocorreram entre 11 de março deste ano e a última segunda-feira (30). Ao todo, 19.411 pessoas já morreram pela covid-19 em Pernambuco.

Tags

Autor