LUTO

Morre João Sayad, ministro do Planejamento de Sarney

Além de ministro do Planejamento, Sayad ocupou outros cargos públicos, como o de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo na gestão Franco Montoro

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 05/09/2021 às 20:09 | Atualizado em 05/09/2021 às 20:09
Notícia
X

O economista João Sayad, que foi ministro do Planejamento no governo José Sarney, morreu neste domingo (5). Ele foi um dos mentores do Plano Cruzado, em 1986, uma das tentativas de se combater a hiperinflação que assolou a economia brasileira na década de 1980. Ele tinha 75 anos e sofria de um câncer. O velório será nesta segunda-feira (6) em São Paulo.

Sayad foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), mesmo local onde se graduou em Economia em 1967 e fez seu mestrado. Em 1973, mudou-se para os Estados Unidos, onde obteve, na Universidade Yale, o PhD em economia.

Além de ministro do Planejamento, Sayad ocupou outros cargos públicos, como o de secretário da Fazenda do Estado de São Paulo na gestão Franco Montoro, secretário municipal de Finanças de São Paulo, no governo de Marta Suplicy, e secretário estadual de Cultura de São Paulo no governo José Serra.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lamentou em nota a morte do economista: 

"Como economista teve grande contribuição à academia, tendo assessorado a Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), membro do Conselho Fiscal do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vice-diretor do Departamento de Estudos Econômicos da Sociedade Rural Brasileira e representante junto ao Conselho de Orientação do Instituto Roberto Simonsen. Foi também consultor-técnico do Instituto de Pesquisas, Estudos e Assessoria do Congresso (IPEAC), membro da Comissão de Economia da CAPES/MEC para a instituição do curso de pós-graduação na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio e presidiu a TV Cultura, no início da década passada.
A ABBC presta condolências à família e amigos.".

Tags

Autor