Mais de 12 mil novos negócios foram abertos em Pernambuco no mês de agosto. Veja os setores preferidos pelos empreendedores
Agosto registrou o segundo maior número de empresas abertas no ano, ficando atrás apenas do mês de janeiro com 12.321 registros
No último mês de agosto, 12.167 empresas foram abertas oficialmente em Pernambuco. É o segundo maior número de empresas abertas no ano, ficando atrás apenas do mês de janeiro com 12.321. Só na Região Metropolitana do Recife 7.305 novos negócios fora iniciados no mês. De janeiro a agosto deste ano foram 84.476 novos empreendimentos. O estado totaliza assim, 696.966 empresas em atividade, segundo a Junta Comercial de Pernambuco.
Quando se trata de fechamentos de empresas, o número também chama a atenção, 4.465 empresas encerram suas atividades no estado, maior número de encerramentos no ano. Ainda assim o mês deixa um saldo positivo de 7.702 empresas.
DESTAQUES
Entre as atividades que mais abriram estão: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares, promoção de vendas, comércio varejista de bebidas, fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar, comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal, cabeleireiros, manicure e pedicure, restaurantes e similares.
A presidente da Junta Comercial de Pernambuco, Taciana Bravo, afirma que o órgão tem buscado se adaptar às mudanças e oferecer um serviço cada vez mais digital pela agilidade que oferece. “Iniciamos a utilização do PIX como uma opção de pagamento e logo a praticidade e a instantaneidade da ferramenta permitiram uma celeridade importante para a desburocratização do ambiente de negócios e em agosto já foi o formato com maior arrecadação”, conta Taciana.
DIGITALIZAÇÃO
A presidente Taciana Bravo informou ainda que, a partir do próximo dia 4 de outubro, o registro na Jucepe passará a ser exclusivamente digital para as Sociedades Limitadas (LTDA), Sociedades Anônimas (S/A) e Consórcios de Sociedades; e a partir de 18 de outubro deste ano, o registro passará a ser exclusivamente digital para os Empresários Individuais e Cooperativas, alertando que após essas datas não serão aceitos processos físicos de qualquer espécie.