IMPOSTO

O que é IOF? Quando o imposto é cobrado?

Governo federal anunciou nesta quinta-feira (16) aumento da alíquota do IOF até o mês de dezembro de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 16/09/2021 às 22:28 | Atualizado em 17/09/2021 às 22:38
Notícia
X

Com o anúncio da alta temporária das alíquotas do IOF pelo governo federal, é preciso ficar atento em quais momentos o reajuste irá refletir no seu bolso. Pelo comunicado divulgado pela Secretaria-Geral, as alíquotas irão subir de 0,0041% para 0,00559% (Pessoa Jurídica) e de 0,0082% para 0,01118% (Pessoa Física), mas quando o IOF é cobrado? 

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal aplicado sobre diversos tipos de operações de crédito que são feitas diariamente, sejam elas por consumidores ou por empresas, como o caso dos bancos. 

O Imposto é cobrado quando é feito:

  • Uso do cartão de crédito (compras internacionais) 
  • Contratação de um empréstimo ou financiamento 
  • Uso do cheque especial 
  • Contratação de um seguro
  • Compra e venda de moedas estrangeiras
  • Resgate de investimentos

Para cada operação há a incidência de uma alíquota diferente, de acordo com a duração da operação. Levando em conta a cobrança fixa e a atualização das alíquotas anunciadas pelo governo, a cobrança por operação vai aumentar até dezembro de 2021.

Atualmente, no caso das pessoas físicas, são pagas taxas fixas de 6,38% (no caso das compras internacionais) e o combo da taxa fixa com a taxa variável, como no caso do rotativo do cartão, empréstimos, financiamentos e cheque especial (0,38% + 0,0082% ao dia, antes do aumento). 

A referida medida, segundo o governo, irá gerar um aumento de arrecadação estimado em R$ 2,14 bilhões. Esse valor permitirá a ampliação do valor destinado ao programa social Auxílio Brasil, cujo novo valor entrará em vigor ainda no ano de 2021 (parcelas de R$ 300). O novo programa deve beneficiar cerca de 17 milhões de famílias. 


 

 

Tags

Autor