ROUBO

Torres de transmissão da Chesf, no Ceará, estão tendo suas peças roubadas; isso pode deixar até Fortaleza sem energia

Cerca de 120 torres de transmissão de energia em alta tensão tiveram suas peças retiradas por bandidos. O volume retirado corresponde a uma torre de transmissão por mês, segundo informações da Chesf. Isso também pode contribuir para um apagão, de grande

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 20/09/2021 às 14:46 | Atualizado em 20/09/2021 às 16:31
Notícia
X

Cerca de 120 torres das linhas de transmissão de energia em alta tensão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no Ceará, estão tendo suas peças metálicas retiradas por bandidos, o que pode provocar falta de energia em várias cidades daquele Estado, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza. As linhas interligam as cidades de Sobral, no interior do Ceará, a capital cearense. Isso vem ocorrendo desde o começo do ano. 

>> Aumentou o risco de apagão e de racionamento de energia; entenda como isso vai chegar no seu bolso

O trecho que passa por esse problema com mais intensidade está entre a capital e a cidade de Pentecoste, localizada a cerca de 90 km de Fortaleza. Na região, o volume de material retirado é equivalente ao peso de uma torre de transmissão por mês, o que representa um grande risco de queda de torres e de desabastecimento de energia elétrica em várias cidades cearenses, segundo informações da Chesf.

No dia 9 de maio deste ano, uma torre chegou a tombar na rodovia CE 401 em decorrência destas ações de sabotagem, causando riscos de acidentes grave inclusive para a população circunvizinha. Além de recompor a linha de transmissão no menor tempo possível, a Companhia acionou a polícia estadual, federal e a Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, para acompanhar o caso.

“Essa ação é claramente um ato de sabotagem pois quem está fazendo essa retirada de peças tem experiência com esse tipo de atividade e tem conhecimento que o resultado da ação é a queda de torres de transmissão, como já aconteceu, causando prejuízo a toda sociedade”, disse o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Ele afirmou que mais de 20 toneladas de perfis metálicos de 120 estruturas já foram retirados pelos sabotadores, totalizando um prejuízo financeiro de mais de R$ 2 milhões. As equipes da Chesf estão mobilizadas nesse trecho entre as cidades de Pentecoste e Fortaleza, num trabalho contínuo de reposição de peças e reforço das estruturas, além de ações permanentes de inspeções.

“Para derrubar uma torre com mais de 30 metros de altura é preciso retirar muito material de sua base. Estamos tornando mais difícil o furto, com fiscalização, vigilância e novos procedimentos de fixação dos equipamentos, porém mesmo com todas as nossas ações, até o momento, os atos de sabotagem continuam” , afirmou João Henrique.

Segundo ele, "neste momento de escassez hídrica em que o Norte e Nordeste estão exportando energia para o Sudeste e Sul, uma queda de energia provocada por sabotagem e derrubada de torres no Ceará pode provocar desligamentos de grande porte, já que temos um sistema elétrico nacional interligado. Para que essa sabotagem se interrompa, é fundamental fortalecer o policiamento, investigação e haver a responsabilização das pessoas envolvidas”.

Tags

Autor