VAZAMENTO

Como saber se sua chave pix foi vazada. Há risco de ter dinheiro roubado?

Segundo o Banese, sua área técnica detectou consultas indevidas a dados relacionados a 395.009 chaves Pix

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 01/10/2021 às 11:09
Notícia
X

O Banco Central (BC) anunciou que dados de chaves Pix foram vazados em razão de falhas pontuais em sistemas do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O comunicado foi feito nessa quinta-feira (30). Segundo o BC, o vazamento envolveu informações de natureza cadastral, que não dão margem à movimentação de recursos ou acesso a contas.

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", informou o BC por meio de nota.

O Banese enviou comunicado no fim da tarde dessa quinta-feira informando aos seus acionistas e ao mercado em geral que sua área técnica detectou consultas indevidas a dados relacionados a 395.009 chaves Pix.

De acordo com o documento, as chaves foram exclusivamente do tipo telefone, de não-clientes do banco e o acesso foi feito a partir duas contas bancárias de clientes do Banesa. “Provavelmente obtido mediante engenharia social (phishing ou similar)”, diz o comunicado.

Por causa disso, a autarquia afirmou que vai apurar o ocorrido e aplicar medidas sancionadoras previstas na regulação.

Como saber se minha chave Pix foi vazada?

Marcello Casal JrAgência Brasil
Aquelas pessoas que tiveram os dados cadastrais obtidos a partir desse incidente serão notificadas, de acordo com o Banco Central - Marcello Casal JrAgência Brasil

Aquelas pessoas que tiveram os dados cadastrais obtidos a partir desse incidente serão notificadas, de acordo com o BC, "exclusivamente" por meio do aplicativo do seu banco. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email."

O Banco Central informou ainda que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e que serão aplicadas sanções previstas na regulação vigente.
"Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação", diz o BC em nota.

Tags

Autor