Empresa que produz iPhone para Apple agora vai fabricar carros elétricos
Tradicional fabricante de aparelhos eletrônicos investe na produção de automóveis elétricos por acreditar que existe semelhança entre os produtos
O grupo tecnológico Foxconn, tradicional fabricante de aparelhos eletrônicos sediado em Taiwan, se apresenta como "o principal fornecedor de design, desenvolvimento, manufatura, montagem e serviços de pós-venda para líderes globais de computadores, comunicação e entretenimento". A companhia é a maior fabricante de produtos 3C (computadores, comunicações e consumos eletrônicos) do mundo, e tem entre seus clientes gigantes como Apple e Nintendo. Agora, a empresa asiática quer investir em veículos elétricos e apresentou nesta segunda-feira (18), durante o Hon Hai Tech Day 2021, três modelos desenvolvidos em parceria com a Yulon Motor Group.
Os veículos apresentados à imprensa foram um SUV, batizado de "modelo C", um sedã executivo de luxo, nomeado como "modelo E" e até um ônibus urbano, o "modelo T". O desenvolvimento dos veículos 100% elétricos está atrelado a ideia de que eles possam ser comercializados com marca própria, ou terceirizados, com a marca de um cliente, como acontece com o iPhone fabricado pela Foxconn para a Apple.
CAPACIDADE
Lilian Yen Chen, CEO do Yulon Motor Group, disse que em menos de um ano desde a sua criação, a Foxtron, a joint venture criada entre a Hon Hai e a Yulon Motor, demonstrou a forte capacidade e velocidade de entrega da Hon Hai, e acredita que a empresa desempenhará um papel fundamental na transformação da indústria automobilística, liderando o avanço da produção automotiva em Taiwan.
Young Liu, presidente do Hon Hai Technology Group, disse que a Hon Hai anunciou sua estratégia de veículos elétricos durante o Tech Day do ano passado e, ao longo do ano, a empresa anunciou, em média, um anúncio de parceria por mês, criando uma cadeia de suprimentos de veículos e rede de distribuição ao mesmo tempo em que trabalha no desenvolvimento de hardware. "Nos próximos dois anos, a Hon Hai trará para a indústria mais atualizações de seus negócios de software e semicondutores para permitir o desenvolvimento de veículos elétricos fáceis de usar, altamente eficientes e de alto desempenho", disse o comunicado da empresa.
MODELOS
O Modelo C é o primeiro carro construído na plataforma aberta do veículo elétrico da Hon Hai e está posicionado como o SUV elétrico de grande porte. Tem 4,64 metros de comprimento (maior que um Jeep Compass) e uma distância entre eixos de 2,86 metros, oferece assentos para até sete pessoas. Segundo o fabricante, o Modelo C acelera de 0 a 100 km em 3,8 segundos e oferece um autonomia de até 700 km. Segundo a empresa, graças às vantagens de compartilhamento de plataforma aberta, os consumidores poderão ter um SUV elétrico com alto desempenho, alta eficiência, baixo consumo de energia e grande espaço a um preço razoável comparável a um carro movido a combustível. Não foi divulgado preço de venda do modelo.
Já o Modelo E, desenvolvido em conjunto pela Hon Hai e a empresa de design italiana Pininfarina, é um sedã executivo voltado para consumidores de classe média e alta. O espaço do banco traseiro pode se transformar em um escritório móvel com dispositivos conectados ao carro, permitindo uma série de aplicações inteligentes, como abertura de porta por reconhecimento facial. O Modelo E oferece potência de cerca de 750 cavalos e atinge aceleração de 0 a 100 km em 2,8 segundos, desempenho semelhante a carros de Fórmula 1, diz o fabricante. O Modelo E tem autonomia de 750 km "para lidar com a ansiedade da maioria dos usuários de carros elétricos", diz o comunicado da fábrica.
Posicionado como uma solução de transporte inteligente, o Model T foi apresentado como um "ônibus urbano estiloso". O Modelo T completou 200.000 km de testes de resistência à aceleração e mais de 1.000 horas de testes de força rígida no Automotive Research & Testing Center (ARTC), garantindo a segurança de motoristas e passageiros. Em termos de consumo de energia e durabilidade, a bateria do Modelo T pode suportar temperaturas de até 400 graus, em um intervalo de mais de 400 quilômetros.