TECNOLOGIA

Empresa que produz iPhone para Apple agora vai fabricar carros elétricos

Tradicional fabricante de aparelhos eletrônicos investe na produção de automóveis elétricos por acreditar que existe semelhança entre os produtos

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Edilson Vieira

Publicado em 19/10/2021 às 19:07 | Atualizado em 20/10/2021 às 15:38
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O grupo tecnológico Foxconn, tradicional fabricante de aparelhos eletrônicos sediado em Taiwan, se apresenta como "o principal fornecedor de design, desenvolvimento, manufatura, montagem e serviços de pós-venda para líderes globais de computadores, comunicação e entretenimento". A companhia é a maior fabricante de produtos 3C (computadores, comunicações e consumos eletrônicos) do mundo, e tem entre seus clientes gigantes como Apple e Nintendo. Agora, a empresa asiática quer investir em veículos elétricos e apresentou nesta segunda-feira (18), durante o Hon Hai Tech Day 2021, três modelos desenvolvidos em parceria com a Yulon Motor Group. 

Os veículos apresentados à imprensa foram um SUV, batizado de "modelo C", um sedã executivo de luxo, nomeado como "modelo E" e até um ônibus urbano, o "modelo T". O desenvolvimento dos veículos 100% elétricos está atrelado a ideia de que eles possam ser comercializados com marca própria, ou terceirizados, com a marca de um cliente, como acontece com o iPhone fabricado pela Foxconn para a Apple.

CAPACIDADE

Lilian Yen Chen, CEO do Yulon Motor Group, disse que em menos de um ano desde a sua criação, a Foxtron, a joint venture criada entre a Hon Hai e a Yulon Motor, demonstrou  a forte capacidade e velocidade de entrega da Hon Hai,  e acredita que a empresa desempenhará um papel fundamental na transformação da indústria automobilística, liderando o avanço da produção automotiva em Taiwan.

Young Liu, presidente do Hon Hai Technology Group, disse que a Hon Hai anunciou sua estratégia de veículos elétricos durante o Tech Day do ano passado e, ao longo do ano, a empresa anunciou, em média, um anúncio de parceria por mês, criando uma cadeia de suprimentos de veículos e rede de distribuição ao mesmo tempo em que trabalha no desenvolvimento de hardware. "Nos próximos dois anos, a Hon Hai trará para a indústria mais atualizações de seus negócios de software e semicondutores para permitir o desenvolvimento de veículos elétricos fáceis de usar, altamente eficientes e de alto desempenho", disse o comunicado da empresa. 

MODELOS

O Modelo C é o primeiro carro construído na plataforma aberta do veículo elétrico da Hon Hai e está posicionado como o SUV elétrico de grande porte. Tem 4,64 metros de comprimento (maior que um Jeep Compass) e uma distância entre eixos de 2,86 metros, oferece assentos para até sete pessoas. Segundo o fabricante, o Modelo C acelera de 0 a 100 km em 3,8 segundos e oferece um autonomia de até  700 km. Segundo a empresa, graças às vantagens de compartilhamento de plataforma aberta, os consumidores poderão ter um SUV elétrico com alto desempenho, alta eficiência, baixo consumo de energia e grande espaço a um preço razoável comparável a um carro movido a combustível. Não foi divulgado preço de venda do modelo.

Já o Modelo E, desenvolvido em conjunto pela Hon Hai e a empresa de design italiana Pininfarina, é um sedã executivo voltado para consumidores de classe média e alta. O espaço do banco traseiro pode se transformar em um escritório móvel com dispositivos conectados ao carro, permitindo uma série de aplicações inteligentes, como abertura de porta por reconhecimento facial. O Modelo E oferece potência de cerca de 750 cavalos e atinge aceleração de 0 a 100 km em 2,8 segundos, desempenho semelhante a carros de Fórmula 1, diz o fabricante. O Modelo E tem autonomia de 750 km "para lidar com a ansiedade da maioria dos usuários de carros elétricos", diz o comunicado da fábrica.

Posicionado como uma solução de transporte inteligente, o Model T foi apresentado como um "ônibus urbano estiloso". O Modelo T completou 200.000 km de testes de resistência à aceleração e mais de 1.000 horas de testes de força rígida no Automotive Research & Testing Center (ARTC), garantindo a segurança de motoristas e passageiros. Em termos de consumo de energia e durabilidade, a bateria do Modelo T pode suportar temperaturas de até 400 graus, em um intervalo de mais de 400 quilômetros. 

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