ESTIAGEM

12 municípios pernambucanos têm o estado de emergência reconhecido pela Defesa Civil Nacional; Veja quais são

Mais uma vez, a estiagem castiga municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco.

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 08/11/2021 às 15:14 | Atualizado em 08/11/2021 às 15:49
Notícia
X

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (08), a situação de emergência em 15 cidades do Nordeste por desastres naturais. Deste total, 12 estão em Pernambuco e sofrem com o período de estiagem. Os municípios pernambucanos que estão nesta lista são: Agrestina, Altinho, Angelim, Calçado, Canhotinho, Cupira, Jupi, Jurema, Lajedo, Panelas, São João e São Joaquim do Monte. 

>>Estiagem: Paulo Câmara decreta situação de emergência em 55 cidades de Pernambuco até março de 2022

Também foram reconhecidos em estado de emergência, por falta de chuvas, os municípios de Caririaçu, no Ceará, e Assunção do Piauí, no Piauí, que passam por um período de estiagem, além de Tobias Barreto, em Sergipe, atingida pela seca, uma ausência de precipitação ainda mais longa do que a estiagem.

Foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União reconhecendo o estado de emergência dos 15 municípios citados acima. Com isso, eles podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Tags

Autor