Tecnologia

Startups pernambucanas participam de desafio para desenvolver soluções inovadoras para o Porto de Suape

Startups instaladas no Estado têm até o dia 19 de novembro para se inscrever no programa. No final do concurso, serão selecionadas dez propostas inovadoras para os segmentos contemplados

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 10/11/2021 às 15:45 | Atualizado em 10/11/2021 às 19:16
Notícia
X

O Porto de Suape está participando do programa Pró-Startups, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Usina Pernambucana de Inovação. As startups instaladas no Estado interessadas em desenvolver soluções inovadoras para diversos segmentos, inclusive o portuário, podem obter mais informações e se inscrever no site https://desafios.pe.gov.br/ até 19 de novembro. O desafio a ser solucionado para o atracadouro pernambucano é “Como podemos melhorar o monitoramento da área de fundeio?”.

A ideia é ter mais ações inovadoras nas operações da torre de controle de Suape, o quarto maior porto público do país em movimentação de cargas (em 2020, Suape movimentou 25,7 milhões de toneladas). Neste local, é realizado todo o trâmite burocrático de atracação e desatracação de navios. As propostas vencedoras poderão ser financiadas no valor global estimado de R$ 2 milhões, oriundos do Fundo Inovar-PE. Há desafios em vários segmentos da cadeia produtiva e de serviços públicos, contemplando setores como agricultura, pecuária, indústria, polo gesseiro, contratações, saúde, etc.

BUSCA POR EFICIÊNCIA E AGILIDADE

“Queremos, cada vez mais, que as empresas de tecnologia se aproximem de Suape, para fomentar a construção de soluções inteligentes que agreguem mais eficiência e agilidade de quem faz parte do dia a dia da gestão portuária. Além de metodologias e conceitos de inovação, que aplicamos com os próprios colaboradores, vamos trazer pesquisadores, universidades e startups para participarem dessa ação colaborativa benéfica para o desenvolvimento econômico do Estado. Isso aumenta a competividade do porto e gera mais oportunidades de negócios e empregos”, afirma o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

O primeiro resultado será divulgado em 3 de dezembro e as 10 propostas vencedoras devem ser conhecidas em maio de 2022. A Usina Pernambucana de Inovação é o hub da área no setor público estadual de Pernambuco, com foco em maior efetividade dos serviços, focando na sustentabilidade da renda e emprego, no desenvolvimento da economia e no bem-estar da população em geral.

Tags

Autor