VENDAS

Black Friday 2021 nas lojas do Recife é de promoções e menos filas

Avanço das vendas online antecipa as compras. Lojas mantêm promoções e agradam quem buscou a compra física

JC
JC
Publicado em 26/11/2021 às 10:36
BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
MOVIMENTAÇÃO DAS COMPRAS NA BLACK FRIDAY NO RIOMAR RECIFE E NO CENTRO DA CIDADE - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Leitura:

A tão esperada Black Friday chegou. Nesta sexta-feira (26), consumidores puderam encontrar ofertas pulverizadas entre os mais diversos segmentos de produtos. De itens básicos aos mais sofisticados, passando por serviços, em praticamente todos os setores econômicos é quase impossível não achar um anúncio de promoção. No Recife, a movimentação mais frenética tem se dado desde a noite da quinta-feira (25), com as compras online, onde a maioria dos consumidores já tomam conhecimento das ofertas de grandes redes varejistas e já começam a abrir a carteira. Já no comércio de rua e shoppings, o início da manhã de hoje foi marcado por uma movimentação menos intensa nas lojas, que mesmo assim mantiveram a tradição com ofertas que garantiram sacolas cheias.

No RioMar, na Zona Sul do Recife, às 6h da manhã, megalojas e lojas âncora já estavam abertas para receber os consumidores. E já tinha gente. No centro de compras, a pedida eram bens duráveis, como televisores, máquinas de lavar e geladeiras. No RioMar, as lojas estão dando descontos que variam de 10% a 80%.

Das mais procuradas, uma loja de eletrodomésticos oferecia um roupeiro de três portas e nove gavetas, que custava R$ 1.300, por R$ 799 - uma redução de 62%. Outra peça com bom preço era um sofá mostruário de dois lugares, que antes custava R$ 1.799 e nesta sexta-feira saía por R$ 899, de acordo com o lojista.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
MOVIMENTAÇÃO DAS COMPRAS NA BLACK FRIDAY NO RIOMAR RECIFE E NO CENTRO DA CIDADE - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Já de olho nos novos hábitos de compras dos clientes e para evitar aglomerações, o RioMar fez uma estratégia diferente este ano. Os descontos começaram a ser dados no início da semana.

Outra alternativa é a plataforma digital RioMar Online, que oferece frete grátis para os clientes que queiram participar da Happy Friday, com compras feitas pela primeira vez, atendendo até um raio de 30 quilômetros. No site, o cliente consegue inserir pedidos de diferentes lojas em uma mesma sacola, solicitar que a compra seja enviada para o endereço de escolha, como também recolher as compras no shopping, pelo Drive-Thru ou Locker.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
MOVIMENTAÇÃO DAS COMPRAS NA BLACK FRIDAY NO RIOMAR RECIFE E NO CENTRO DA CIDADE - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Já no Centro do Recife, mais especificamente no bairro de Santo Antônio, na rua da Palma (polo de lojas de eletrodomésticos), as fachadas das lojas disputavam a atenção dos consumidores, com as ofertas expostas, bola, faixas, som e até mesmo super-heróis para atrair a clientela, mas o movimento estava muito tranquilo. A expectativa dos lojistas é de que ao longo do dia mais clientes busquem as lojas físicas para efetuar suas compras.

GASTO MÉDIO

A maioria dos pernambucanos está disposta a comprar na Black Friday, segundo a "sondagem de opinião do Black Friday 2021" da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE). O ticket médio deste deverá ficar em R$ 1.377, segundo o estudo. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 15 de outubro, envolvendo 788 consumidores e 721 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
MOVIMENTAÇÃO DAS COMPRAS NA BLACK FRIDAY NO RIOMAR RECIFE E NO CENTRO DA CIDADE - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A intenção de realizar compras na Black Friday 2021 se mostra mais promissora que a atitude tomada em 2020: 63,6% não participaram do período de promoções no ano passado e 58,2% pretendem aproveitá-lo este ano.

Com maior demanda na internet, a data deve gerar 8,5 milhões de pedidos no e-commerce, com alta de 13% na comparação com 2020, segundo estudo inédito da Neotrust - uma das unidades de negócio do T.Group, ecossistema de empresas com soluções de tecnologia em toda a jornada de consumo no e-commerce digital. Na edição deste ano, o volume de compras deve propiciar um faturamento de R$ 6,1 bilhões, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior, o que demonstra o amadurecimento do consumidor em relação às compras virtuais.

Comentários

Últimas notícias