PROVA DE VIDA

Prova de vida: prorrogado prazo da suspensão para aposentados e pensionistas de Pernambuco; veja data

A suspensão da prova de vida foi prorrogada até 31 de março de 2022. A medida visa evitar aglomerações que aumentam a contaminação pelo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 31/12/2021 às 9:52 | Atualizado em 31/12/2021 às 10:51
Notícia
X

A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape) prorrogou a suspensão da prova de vida de pensionistas e aposentados do governo do Estado até 31 de março de 2022 na portaria de nº 7009 publicada nesta sexta-feira (31) no Diário Oficial de Pernambuco. A iniciativa faz parte das medidas temporárias para enfrentamento da emergência pública provocada pela pandemia do novo coronavírus. 

>> INSS prorroga prazo e aposentadoria terá até julho para fazer prova de vida

A portaria altera o Decreto nº48.809, de 14 de março de 2020, que estabeleceu a primeira suspensão da prova de vida. A Funape já publicou pelo menos três portarias alterando esses prazos, principalmente na intenção de evitar aglomerações, que contribuem para aumentar a contaminação pelo vírus. 

Além de desejar evitar aglomerações, a medida também visa expor menos os idosos que formam o grupo que apresentaram mais complicações de saúde e óbitos desde o começo da pandemia que, no Brasil, começou a provocar mortes desde fevereiro do ano passado. 

O INSS - que paga as aposentadorias e pensões da maioria dos servidores federais -  também prorrogou a prova de vida dos aposentados que poderá ser realizada até julho de 2022. 

Tags

Autor