PAGAMENTOS

FGTS libera R$ 1,9 bilhão neste mês de janeiro; veja se tem direito a sacar

Recursos poderão ser sacados até o dia 31 de janeiro de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 03/01/2022 às 10:13 | Atualizado em 03/01/2022 às 12:21
Notícia
X

Os cotistas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) têm à disposição R$ 1,9 bilhão para serem sacados neste mês de janeiro. Os recursos estão disponibilizados para a modalidade de saque-aniversário, que neste mês tem a previsão de beneficiar 1,3 milhão de trabalhadores. 

De acordo com a Caixa Econômica Federal, os recursos disponibilizados aos nascidos no mês de janeiro  podem fazer a adesão ao saque-aniversário até o dia 31 de janeiro. O dinheiro poderá ser retirado até o dia 31 de março das contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de trabalhos anteriores). 

A modalidade de saque-aniversário foi criada na gestão do governo Bolsonaro, permitindo que os trabalhadores tenham acesso a parte dos recursos depositados nas suas contas do FGTS. Entretanto, é importante estar atento que, quando aderente da opção, o cotista não terá direito ao saque do FGTS quando demitido. O impedimento é válido por dois anos - a partir do momento da adesão ao saque aniversário. 

De acordo com o calendário da Caixa, caso o trabalhador que optar pelo saque aniversário não saque o recurso em até três meses, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS. Os trabalhadores têm até o último dia do mês de aniversário para fazer a adesão à modalidade e têm os recursos disponíveis por até 

ADESÃO

Trabalhadores com conta do FGTS ativa ou inativa deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, por meio do site do FGTS, aplicativo do benefício ou site do banco.

O trabalhador com conta poupança ou conta corrente na Caixa ou em qualquer outro banco pode solicitar o crédito em conta.

Segundo a Caixa, de que o saque-aniversário foi criado, mais de 17,8 milhões de trabalhadores aderiram à sistemática. A depender do valor na conta, o cotista pode sacar de 50% até 5% mais parcela adicional. 

 

Tags

Autor