Comércio

Shoppings tiveram crescimento de 93% na média de vendas em 2021 em relação a 2020. Mas ainda não recuperaram índices pré pandemia

Associação de Lojistas de Shoppings de Pernambuco tem expectativa de que o desempenho continue crescente em 2022

Edilson Vieira
Edilson Vieira
Publicado em 11/01/2022 às 18:15
BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM
Movimentação de compras no Shopping Riomar na Véspera de Natal. - FOTO: BRUNO CAMPOS / JC IMAGEM
Leitura:

Cerca de 93% dos lojistas de shoppings de Pernambuco apresentaram um desempenho médio de vendas em 2021 melhor do que em 2020. Os números são animadores e demonstram uma forte recuperação em relação ao pior momento da pandemia, em 2020, quando os shoppings ficaram 120 dias fechados por conta das medidas restritivas devido a necessidade de combater o contágio do Coronavírus.

Por outro lado, os shoppings ainda não recuperaram a movimentação que tinham antes da pandemia. Comparando o desempenho total de vendas de 2021 com o ano de 2019, 62,5% dos lojistas declararam um movimento médio de vendas menor. Os dados são de uma pesquisa por amostragem da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop PE) com 86 empresários de diversos segmentos.

Para Ricardo Galdino, presidente da Aloshop PE, os bons resultados do ano passado são significativos, mas levam em conta a comparação com o período em que as lojas e as praças de alimentação ficaram fechadas, em 2020. Para Ricardo o caminho para 2022 é reduzir os custos e ter apoio do Estado na redução dos impostos.  "Precisamos de mais fluxo e vendas. Somos um setor que emprega mais de 60 mil pessoas diretamente, e geramos mais de 150 mil empregos indiretos em todo o Estado de Pernambuco", diz Galdino.

A pesquisa da Alshop é divulgada no mesmo dia em que o Governo do Estado detalhou as novas regras para tentar evitar a transmissão da variante Ômicron, do Coronavírus, e da Influenza. O setor de shoppings já havia demonstrando preocupação com as novas limitações que, incialmente, valem até o final deste mês.

PESQUISA

O mês de dezembro demonstrou um forte potencial de crescimento das vendas. O levantamento da Aloshop PE mostra que o desempenho médio das vendas em dezembro do ano passado foi melhor do que em dezembro de 2019 para quase metade dos entrevistados (47,4%). Enquanto 42,1% declararam ter vendido menos e 10,5% afirmaram terem vendido o mesmo que em dezembro de 2019. "Estes resultados demonstram o impacto causado pela pandemia de Covid-19.Entretanto, mês a mês, há uma demonstração de recuperação e aquecimento da economia, com a retomada gradual do desejo de compras do consumidor", diz o relatório da pesquisa.

Analisando o desempenho das vendas das lojas no ano de 2021 sobre 2020, o relatório demonstra que "os resultados de desempenho total de vendas em 2021, foram 93,3% maiores que em 2020. Neste período, a média geral registrada de crescimento do desempenho das vendas totalizou em +24,0%. A expectativa do setor é que este desempenho continue crescente para 2022, elevando a confiança do consumidor".

Comentários

Últimas notícias