OPORTUNIDADE

Instituto da Oportunidade Social abre vagas para jovens em cursos gratuitos de Tecnologia no Porto Digital

Jovens de 15 a 29 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública podem se inscrever até o próximo dia 18 de abril

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 29/03/2022 às 17:11
Notícia
X

O Instituto da Oportunidade Social (IOS), que há 24 anos oferece formação profissional gratuita e apoio à empregabilidade de jovens em vulnerabilidade social, acaba de inaugurar sua primeira unidade no Recife. Inicialmente o instituto está com 80 vagas para o curso gratuito “Fluência Digital”, que vai realizar em parceria com o Instituto Localiza e o Porto Digital. Jovens de 15 a 29 anos que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio na rede pública podem se inscrever até o próximo dia de 18 de abril no site do IOS (clique aqui). A nova sede está localizada no Porto Digital, na Rua Apolo, nº 181, 1º andar, Bairro do Recife.

Com duração de três meses, o curso não requer conhecimento prévio e, segundo o IOS, forma profissionais aptos a desenvolver tarefas que utilizem a informática como principal ferramenta. O IOS conta com metodologia própria e já formou mais 42 mil jovens em suas unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville. Além do conteúdo técnico, o curso inclui conceitos administrativos com aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills), além de práticas sobre vivência corporativa, onde os alunos aprendem a elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio até fazer o briefing de um produto.

EMPREGABILIDADE

Ao final do curso, os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca vagas de empregos principalmente entre as empresas parceiras da instituição, além de vagas para formação universitária, durante 3 anos após a formação. O IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, ampliando a renda dessas famílias em até 54%.

Sobre o Instituto Localiza

O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza está presente. A instituição incentiva iniciativas de investimento social estratégicas da Localiza por meio de editais públicos e prioriza aqueles voltados a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Saiba mais sobre o Instituto e os projetos apoiados em www.institutolocaliza.org.

Sobre o Porto Digital do Recife

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil e é um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Criativa, além do foco no futuro das cidades por meio de prototipação com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT), com mais de 350 embarcadas e mais de R$ 3,67 bilhões em faturamento por ano.

Sobre o IOS

Desde 1998 o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. "Administração" e "Tecnologia" compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. O IOS já formou mais de 40 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS, sua fundadora e principal mantenedora, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a Arcos Dorados, BASF, Banco IRB, Brasilprev, Cielo, CTG, Clear Corretora, Hyundai, IBM, Instituto Center Norte, Isa CTEEP, Mattos Filho, Mercado Livre, Vale, entre outras.

Tags

Autor