e-commerce

Gol fecha parceria com Mercado Livre para diminuir tempo de entrega de mercadorias

O Mercado Livre vai ampliar o número de aeronaves para transporte de mercadorias

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 19/04/2022 às 10:59 | Atualizado em 19/04/2022 às 13:37
Notícia
X

A Gol anunciou, na manhã desta terça-feira (19), uma parceria de dez anos com o Mercado Livre, empresa de comércio eletrônico, que deve diminuir o tempo de entrega de produtos.

De acordo com o Mercado Livre, a parceria possibilitará a ampliação de três aeronaves para nove. A expectativa é diminuir o tempo de entrega de produtos em 80%, principalmente para consumidores do Norte e Nordeste.

O prazo deve passar de sete a oito dias de entrega para dois, de acordo com o vice-presidente sênior do Mercado Livre, Fernando Yunes.

Com a parceria, haverá uma redução no tempo de entrega em alguns locais:

  • Manaus: De 8 a 9 dias para 1 a 2 dias
  • Belém: De 4 a 6 dias para 1 a 2 dias
  • Recife, Fortaleza, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa e Salvador: De 3 a 4 dias para 1 a 2 dias
  • Brasília, Goiânia e Cuiabá: De 2 dias para 1 dia

Aeronaves

Os aviões serão convertidos da própria frota da Gol Linhas Aéreas para o modelo cargueiro, investindo mais no segmento de e-commerce.

Segundo a empresa, durante coletiva de imprensa, as entregas passarão de 10 milhões por ano para 40 milhões por ano.

A companhia irá converter aeronaves Boeing 737-800NG de passageiros em B737-800BCF (Boeing Converted Freighter), dedicadas apenas às cargas.

“Estamos fazendo a estreia da companhia na operação de aviões cargueiros através da Gollog, formando um novo modelo de negócios de grande relevância para o setor logístico e de carga no Brasil, com operações dedicadas ao transporte de cargas. Pouquíssimas empresas no mundo trabalham com este modelo. É motivo de orgulho para todos nós esta parceria com o Mercado Livre”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.

As três primeiras aeronaves dedicadas ao transporte de cargas serão convertidas e entrarão em operação já em junho deste ano. Os outros três serão convertidos ao longo de 2023.

E-commerce

O diretor executivo da GolLog, Julio Perotti, afirmou que a parceria eleva o patamar do serviço de e-commerce no País. “Com a parceria, a GolLog aumenta em 80% as toneladas transportadas e a gama de serviços, com receita incremental de R$ 100 milhões no primeiro ano e cerca de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos de operação”, disse o executivo.

Hoje, o Mercado Livre também tem contratos com outras empresas aéreas para realizar as entregas. A operação acontece em aviões personalizados que voam na frota da Sideral, empresa sediada no Paraná.

Frete

De acordo com Fernando Yunes, com o transporte aéreo haverá um custo maior para fazer a entrega, pois é mais caro que o transporte rodoviário.

"Mas teremos grande ganho em fidelização, é um movimento estratégico, para democratizar o acesso ao comércio. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, a entrega acontece em um dia. Não fazia sentido no Nordeste chegar em 8. Mesmo que o custo aumente, a gente não repassa no frete para o cliente, não muda. O que muda é que, com prazo mais rápido, acreditamos que serão realizadas mais compras, teremos mais clientes que não são do Mercado Livre."

Tags

Autor