REDE SOCIAL

Ações do Twitter sobem em Wall Street por possível acordo de compra com Elon Musk

Ao contrário do que acontece no mercado de ações, os papéis do Twitter subiram 2,92% às 11h45 (horário de Brasília) na Bolsa de Valores de Nova York, para 50,36 dólares, depois de ganhar 4% no início do dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 25/04/2022 às 15:46
Notícia
X

Da AFP

Elon Musk parece se aproximar de seu objetivo de comprar o Twitter: vários veículos da imprensa americana afirmaram, nesta segunda-feira (25), que o grupo está prestes a aceitar uma oferta de compra do bilionário e as ações da rede social subiram em Wall Street.

Ao contrário do que acontece no mercado de ações, os papéis da rede do passarinho subiram 2,92% às 11h45 (horário de Brasília) na Bolsa de Valores de Nova York, para 50,36 dólares, depois de ganhar 4% no início do dia.

Segundo vários veículos da mídia, como o New York Times, The Wall Street Journal e CNBC, o Twitter poderia anunciar sua aquisição por parte do dono da Tesla, que propôs em meados de abril comprar todo o grupo por 54,20 dólares a ação e retirar a plataforma da Bolsa de Nova York.

Se a oferta for aceita, o Twitter passaria a valer 43 bilhões de dólares, frente aos 38,5 bilhões atuais.

Consultado pela AFP, o Twitter não respondeu até o momento.

Musk disse na semana passada que conseguiu 46,5 bilhões de dólares para realizar a compra, graças a dois empréstimos bancários de Morgan Stanley e também graças à sua fortuna pessoal.

Também considerou a possibilidade de realizar uma oferta pública de aquisição (OPA) hostil diretamente por meio dos acionistas, para driblar o conselho de administração.

"Uma vez que o financiamento foi apresentado com a ameaça de uma OPA hostil, o conselho de administração não pode (...) apelar para um segundo ofertante", disse Dan Ives, da Wedbush Securities, da CNBC.

"Isso os colocou contra a cruz e a espada e os obrigou a negociar", acrescentou o analista.

- Reunião no domingo -

Segundo a imprensa, o conselho de administração do Twitter se reuniu no domingo (24) para revisar a proposta do bilionário.

No começo, o conselho de administração se mostrou relutante, considerando usar uma cláusula denonimada "pílula venenosa" para dificultar a compra.

Essa cláusula estabelece que caso um acionista alcance mais de 15% do capital do Twitter, o conselho se reserva o direito de vender as ações a todos os demais acionistas. Musk possui atualmente pouco mais de 9% do capital da rede social.

Na sexta-feira, o empresário de origem sul-africana reuniu-se com vários acionistas por videochamada, para defender a sua oferta de compra.

Pouco depois de entrar no capital do grupo, o excêntrico fundador da Tesla foi convidado a integrar o conselho de administração da empresa, mas recusou a oferta.

Com mais de 82 milhões de seguidores, o homem mais rico do mundo usa sua conta no Twitter quase diariamente para dar notícias sobre suas empresas, fazer piadas e até lançar provocações.

Musk prometeu transformar a rede social para convertê-la "na plataforma da liberdade de expressão em todo o mundo", sem detalhar as mudanças que pensa em implementar.

Musk também pode tentar tornar o Twitter mais lucrativo e aumentar o número de usuários. Já sugeriu modificações na fórmula de assinatura paga da rede social Twitter Blue.

O grupo de São Francisco publicará seus resultados trimestrais na quinta-feira, antes da abertura em Wall Street.

Tags

Autor