IMPOSTO

Compras na Shein e Shopee ficarão mais caras com nova MP. Saiba o aumento dos produtos

A medida deve impactar gigantes do e-commerce, como a Shein e Shopee, que viram seus negócios crescerem no País no ano passado

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 04/05/2022 às 13:57 | Atualizado em 04/05/2022 às 13:58
Notícia
X

Com o avanço de plataformas de vendas estrangeiras no Brasil, o governo federal prepara uma Medida Provisória (MP) para tributar os sites. A medida deve impactar gigantes do e-commerce, como a Shein e Shopee, que viram seus negócios crescerem no País no ano passado. De acordo com um levantamento da EXAME, as mercadorias compradas nessas plataformas teriam um aumento de 60% com a tributação.

Havia uma expectativa para que o fisco fosse baixado até o fim de abril. A ação é uma resposta a empresários como Luciano Hang, da Havan, que alegam pagar mais impostos que as plataformas estrangeiras que vendem no Brasil. Se a medida for aprovada ainda em maio, as empresas possuem 90 dias para se adaptar e aplicar as ações.

Para as empresas que operam no País, seria uma competição "mais justa" - já que elas pagam os impostos. A medida beneficiaria indiretamente gigantes como a Via (que opera as Casas Bahia e a Ponto), a Magazine Luiza e as Americanas. Essas empresas tiveram uma queda nas ações em 2021 de 58%. 

Já a Shopee, que nasceu em Singapura, teve um crescimento de 600% no número de vendedores locais. A empresa chegou ao País em 2019, sendo impulsionada por vendas desde o começo da pandemia de covid-19.

VENDAS

Segundo o colunista Fernando Castilho, deste JC, o balanço da Sea Holding aponta que foram realizadas 140 milhões de vendas no quarto trimestre de 2021. Gerando uma receita de  US$ 70 milhões (cerca de R$ 350 milhões) no período, houve uma expansão de 320% na comparação com ano anterior.

Tags

Autor