CONSUMIDOR
Burger King e McDonald's lideram o ranking de queixas, aponta site
Levantamento é do site 'Reclame Aqui'
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 07/05/2022 às 17:59
| Atualizado em 07/05/2022 às 18:02
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Do Estadão Conteúdo
Nos últimos seis meses, entre novembro de 2021 e abril deste ano, o Burger King liderou o ranking das reclamações de propaganda enganosa entre as redes de fast-food no Brasil, com 525 queixas, seguido pelo concorrente McDonald's, com 400 reclamações.
O levantamento é do site Reclame Aqui.
Edu Neves, presidente do site e responsável pela pesquisa, diz que as queixas de propaganda enganosa se aceleraram em abril, depois dos episódios do McDonald's e do Burger King. "O consumidor já vinha reclamando, mas talvez ele não estivesse atento a isso."
Após a reclamação dos consumidores e de ter sido notificado pelos Procons por não ter a carne anunciada na composição do sanduíche, o Burger King foi proibido de vender o hambúrguer Whopper Costela em todo o Distrito Federal.
O McDonald's tirou do cardápio os dois sanduíches da linha "Novos McPicanha".
Na semana passada, as duas empresas foram convocadas pela Comissão de Transparência, Fiscalização e Defesa do Consumidor do Senado para esclarecer a publicidade enganosa de hambúrguer que são acusadas.
O que dizem Burger King e McDonald's
Procurado, o Burger King contestou o levantamento do site. Por meio de nota, a empresa informou que, "entre as marcas do setor, é a segunda mais bem avaliada pelo Reclame Aqui nos últimos seis meses e tem índice de solução de reclamações próximo a 80% no período, enquanto o índice médio da categoria é de aproximadamente 64%". O Burger King acrescentou que "investe constantemente no aprimoramento de seus produtos e serviços e na busca por soluções que proporcionem experiências cada vez mais positivas para seus clientes".
O McDonald's informou, por meio de nota, que "a marca tem a satisfação do cliente como prioridade e as comunicações dos consumidores, pelos diferentes meios de contato, são apuradas para contribuir com a melhoria de nossos serviços".