Comércio

Vendas de carros novos têm crescimento tímido em abril e salão do automóvel de São Paulo é suspenso

Associação de fabricantes de veículos fala em reação do mercado mas acumulado do ano ainda registra queda nas vendas de quase 14%

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 10/05/2022 às 18:14
Notícia
X

De acordo com o balanço da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), divulgado nesta terça (10), os números de abril confirmaram as expectativas de uma reação do setor automotivo no segundo trimestre. Com registro de pequena expansão para a média diária de vendas e um crescimento mais robusto nas exportações, apesar dos feriados de Páscoa e Tiradentes, que fizeram abril ter dois dias úteis a menos de vendas em relação a março.

Apesar de várias paradas de fábricas por conta da falta de semicondutores, a produção de veículos em abril foi de 185,4 mil unidades, 0,4% a mais que no mês anterior, segundo a Anfavea. Na comparação com abril de 2021, quando a crise global de componentes eletrônicos ainda não era tão grave, houve queda de 2,9%. No acumulado do ano, o recuo é de 13,6% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado.

SEMICONDUTORES

As vendas, segundo a Anfavea, tiveram uma reação considerada boa, com média diária de 7.750 unidades em abril (a melhor desde dezembro), contra as 6.991 unidades/dia de março. No total, 147,2 mil unidades foram licenciadas, alta de apenas 0,3% sobre março e baixa de 15,9% sobre o mesmo mês de 2021. Na comparação de quadrimestres, a queda deste ano está em 21,4%, sempre lembrando que no início do ano passado quase não havia restrição de oferta por conta de semicondutores.

“Poderíamos ter resultados de vendas ainda melhores se não fosse a persistente limitação de oferta provocada pela crise dos semicondutores”, explicou Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea. “Apesar da inflação e da alta dos juros, ainda identificamos uma demanda reprimida de clientes particulares e sobretudo de locadoras, e os bons números de venda deste início de maio são indicadores dessa tendência. Esperamos que a situação da oferta comece a melhorar em meados do ano”, acrescentou.

EXPORTAÇÃO

Os números mais animadores para a indústria são os de exportações, que já acumulam alta de 17,9% sobre o primeiro terço de 2021, com um total de 153 mil unidades embarcadas ao exterior. Foram 44,8 mil em abril, crescimento de 15,2% sobre março e de 32,3% sobre abril do ano anterior. Trata-se do melhor resultado para o quadrimestre desde 2018.

São Paulo Motor Experience é adiado

O São Paulo Motor Experience, novo nome para o tradicional Salão do Automóvel de São Paulo, inicialmente programado para acontecer no período de 6 a 14 de agosto deste ano, no Autódromo de Interlagos, teve sua realização adiada sem que fosse definida uma nova data. A Anfavea decidiu junto com fabricantes de veículos e a RX (antiga Reed Exhibitions), organizadora do evento, suspender a realização do festival.

O motivo do adiamento, segundo a Anfavea, foi a atual situação global do setor automotivo, que ainda enfrenta desafios na cadeia de fornecimento gerados pela pandemia. “O novo formato do São Paulo Motor Experience é sensacional, atende as novas demandas e expectativas do público, mas as nossas associadas, há mais de um ano enfrentando paradas de fábrica e complexos desafios logísticos, julgam mais adequado adiar temporariamente este grande evento que celebra a força do setor automotivo e a paixão do nosso povo por carros” afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

 

Tags

Autor