TRIBUTOS

Produtores brasileiros de aço dizem que a redução do imposto de importação do aço estrangeiro é "inadequada"

Instituto Aço Brasil divulgou nota contrária a medida do governo federal e pontuou que "o mercado responderá pelo impacto da medida"

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 11/05/2022 às 18:34
Notícia
X

O Instituto Aço Brasil, entidade que representa as empresas brasileiras produtoras de aço. definiu como "inadequada" a decisão do governo federal de reduzir o o imposto de importação sobre vergalhões CA50 E CA60 de 10,8% para para 4%, até dezembro desse ano. A medida, que abrange redução de impostos em 11 produtos, faz parte de uma ação do governo para tentar conter a inflação que já supera os 12% no acumulado dos últimos 12 meses

Veja na nota do Instituto Aço Brasil na íntegra:

"A medida, no entendimento do Aço Brasil, é inadequada uma vez que o mercado se encontra plenamente abastecido, não existe especulação de preços e o impacto inflacionário do vergalhão é de apenas 0,03 ponto percentual no IPCA. Não existe, portanto, qualquer excepcionalidade que justifique a medida.

É inadequada ainda, porque está na contramão da política adotada pelos principais países produtores de aço, que face ao gigantesco excesso de capacidade instalada no mundo, da ordem de 518 milhões de toneladas, tem adotado medidas de restrição à importação predatória. O Brasil, ao contrário, ao reduzir o imposto de importação facilitará ainda mais o desvio de comércio para o País.

O mercado, soberano, responderá pelo impacto da medida".

Tags

Autor