NEGÓCIOS

Empresários querem criar rota marítima entre o Nordeste brasileiro e Cabo Verde

Ideia é ter uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios pequenos com até 800 toneladas e capacidade para 120 contêineres

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 11/05/2022 às 20:34
Notícia
X

O Recife recebeu pela primeira vez o Seminário de Oportunidades de Negócios com África, que aconteceu até amanhã (11), no Beach Class Convention by Hôm, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O evento é uma realização do Instituto Internacional FEAFRO e da Câmara do Comércio Brasil África. Com 28 reuniões em rodadas de negócios, o seminário também jogou luz sobre a possibilidade de criação de uma nota rota marítima comercial, ligando o Nordeste brasileiro ao continente africano, tendo como hub Cabo Verde. 

Um grupo de empresários e investidores se reuniu com o empreendedor Gabriel Araújo, da companhia brasileira Alfa Mares, com o intuito de desenvolver um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste. A ideia é fortalecer o ambiente de negócios para micro, pequenos e médios empresários buscarem a internacionalização a partir de uma rota de navegação oceânica de nove dias até Cabo Verde em navios pequenos com até 800 toneladas e capacidade para 120 contêineres.

“O primeiro passo já foi dado. Estamos reunindo um grupo com a finalidade de criar um comitê, envolvendo empresas da iniciativa privada que estiveram conosco aqui no evento, e já se dispuseram e participar desta empreitada. Além disso, vamos buscar outros empresários pernambucanos e também entes da iniciativa pública para que, juntos, possamos lançar esta rota de navegação, a partir deste projeto de logística marítima”, salienta a presidente do Instituto Internacional FEAFRO, Silvana Saraiva.

“Pretendemos movimentar toda a região nordestina e envolver o Norte com uma visão de Atlântico, utilizando Cabo Verde como um hub e dali atingindo outros países da África Oeste como Angola, Nigéria e Senegal”, resume Gabriel.

Negócios

Iniciado no último dia 9, o seminário de negócios discutiu projetos que somam mais de US$ 1 bilhão até o penúltimo dia, nessa terça-feira (10). 

O Instituto FEAFRO possui 17 anos de atuação na criação de novas estratégias para realização de negócios com a África. Já realizou quatro edições da Feafro International Business Fair, em São Paulo - que juntas movimentaram USD 7,5 bilhões.

 

 

 

No primeiro dia (9), foram realizadas 28 reuniões nas rodadas de negócios. Entre outras discussões, destaque para o desenvolvimento de um projeto de logística marítima entre o Nordeste brasileiro e a África Oeste.

Tags

Autor