PALADAR

Saiba como e por quanto comer paella em plena Praia de Boa Viagem, no Recife

Às quartas-feiras à noite Dawntown Beach virou quiosque disputado na orla da capital pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 12/05/2022 às 18:14
Notícia
X

Às quartas-feiras à noite, um movimento diferente agita o quiosque 13 na orla de Boa Viagem, no Recife. Vestindo sua dólmã, o chef de cozinha italiano Paolo Salvadori chama a atenção de quem passa por aquele trecho da praia. Manipulando frutos do mar e outros ingredientes em uma "grande panela comunitária", o chef prepara paella e outras iguarias no local. Para participar do encontro gastronômico é preciso fazer reserva no Instagram de Salvadori (@chefsalvadori).

Prezando pela qualidade, o chef prefere limitar a 20 o número de pessoas que atende com a sua paellera, no quiosque Dawntown Beach. Bem servido, o prato custa R$ 60 e dá direito a petiscar bruscheta italiana de entrada. Inaugurado há três meses, o quiosque tem a proposta de inovar no calçadão de Boa Viagem. Além da paella às quartas-feiras, o espaço oferece sanduíches especiais, vinhos e chope artesanal. 

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Paeja preparada no Quiosque Downton Beach na Orla de Boa Viagem pelo chef Paulo Salvadori. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

O espaço é comandado pelo conhecido empesário do setor de eventos, Chico Silva, que já foi sócio do Downtown Pub e batizou o quiosque com o mesmo nome. "Eu já conheço Paolo há muito tempo. É um cozinheiro conhecido e com nome aqui no Recife. Outra questão é que eu também morei na Itália. Passei 4 anos em Milão, de onde Paolo é. Minha intenção era fazer algo diferente no calçadão e sair desse ciclo de vender apenas coco, refrigerante e biscoitos. Aí troquei uma ideia com Paolo e ele gostou da proposta", conta. 

Radicado no Brasil há 30 anos, Salvadori é figura conhecida na cena gastronômica do Recife. Já comandou casas como o La Playa e o Riso Restaurante. Depois seguiu a trilha da transformação digital e tem uma presença marcante na web. Dá aulas, ensina receitas, faz lives e divulga seu trabalho. Cansado do trabalho exaustivo de um restaurante e abalado pela crise trazida pela pandemia, o chef encontrou outro nicho de mercado. Atualmente, aceita convite para cozinhar tanto em eventos corporativos quanto em reuniões particulares. 

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Paeja preparada no Quiosque Downton Beach na Orla de Boa Viagem pelo chef Paulo Salvadori. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

"As pessoas estão interessadas nessa pegada mais descontraída. Querem ver o chef cozinhar, estar próximo, conversar com ele. Sem falar o quanto esses eventos têm um potencial instagramável. Imagina fazer uma paella na praia... Acompanhar o chef com sua paellera colocando a lagosta, o mexilhão, o polvo o camarão e o arroz ficando amarelo por causa do açafrão. O projeto tem pouco tempo e as vagas já estão se esgotando e tendo que abrir reservas para a semana seguinte", conta. 

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Paeja preparada no Quiosque Downton Beach na Orla de Boa Viagem pelo chef Paulo Salvadori. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

OUTROS PRATOS 

Para continuar inovando, o Downtown Beach está preparando enquetes para ouvir os clientes sobre outros pratos que poderiam ser oferecidos no quiosque. Algumas opções seriam arroz de polvo, risoto, lagosta e até arroz de ossobuco. A ideia é iniciar a enquete entre sexta-feira e sábado para trazer o prato vencedor na opinião dos clientes na quarta-feira. 

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Paeja preparada no Quiosque Downton Beach na Orla de Boa Viagem pelo chef Paulo Salvadori. - GUGA MATOS/JC IMAGEM

A presença do chef-celebridade digital, com quase 15 mil seguidores no Instagram, contribuiu para aumentar a venda de vinhos e a movimentar a economia naquele pedaço da praia. Com o movimento no quiosque, as pessoas passaram a ficar até mais tarde no calçadão e a consumir. A queixa dos empresários é de que o movimento poderia ser ainda melhor se a Prefeitura do Recife flexibilizasse um decreto que não permite a colocação de mesas e cadeiras para alimentação nos quiosques, sob pena do pagamento de multa. Mas isso não interfere na experiência sensorial de apreciar a paella do chef Salvadori, olhando o mar de Boa Viagem. 

 

Tags

Autor