FGTS

FGTS: Veja o calendário com próximas datas de pagamento em 2022

Nascidos em outubro ainda poderão realizar saque nesta semana; os de dezembro devem esperar até o final da quinzena de junho

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 30/05/2022 às 9:55
Notícia
X

O Saque Extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi liberado para 3,4 milhões de trabalhadores nascidos em setembro no último sábado (28).

Nesta semana, os pagamentos continuam para nascidos em outubro, na quarta-feira (1º). O valor do saque é de até R$ 1 mil.

No mês de junho, os pagamentos ainda seguem para nascidos em novembro (8 de junho) e dezembro (15 de junho), sempre em quartas-feiras. Esses são os últimos pagamentos previstos para 2022.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, em todo o calendário, serão liberados cerca de R$ 30 bilhões para aproximadamente 42 milhões de trabalhadores com direito ao saque.

É importante lembrar que quem optou pela modalidade saque-aniversário não pode fazer o saque extraordinário do FGTS.

Quem pode realizar o saque

O saque extraordinário do FGTS pode ser feito pelos trabalhadores com carteira assinada, ou que já trabalharam nessa modalidade, que têm saldo disponível em contas ativas e inativas do fundo.

Vale lembrar que os recursos não estão sendo dados pelo governo e já pertencem ao trabalhador. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) reúne as contribuições mensais realizadas pelo empregador, correspondentes a uma parte do salário do trabalhador (8%).

Como solicitar o saque extraordinário do FGTS?

O saque emergencial do FGTS já é creditado de forma automática em uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador. O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Apenas os trabalhadores que estiverem com os dados incompletos não terão a poupança social digital criada automaticamente pelo banco. Nesse caso, é preciso, sim, solicitar a liberação do dinheiro à Caixa, através do aplicativo do FGTS.

Tags

Autor