IMÓVEIS

Pesquisa aponta perfil e necessidades de quem mora ou circula pelo Paiva

Investidores pretendem aumentar o número de empresas prestadoras de serviços na região do Paiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 17/06/2022 às 19:02
Notícia
X

Sob nova gestão da Innova Property Management Administração de Condomínios, o complexo Novo Mundo Empresarial, localizado no Paiva, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, está buscando maior interação com a comunidade. Para entender melhor como a cidade pensa e o que deseja do Paiva, a empresa de marketing Criar.me, de São Paulo, contratou pesquisa para ouvir os moradores e a população flutuante, aquela que passa pela região para estudar ou trabalhar. O objetivo é entender a rotina e hábitos de quem frequenta o Paiva para um melhor mapeamento do espaço.

A pesquisa foi feita de forma presencial e também on line ouvindo uma amostra de quase 400 pessoas e tem 95% de confiabilidade. Constatou-se que a maioria das profissões são ligadas ao setor privado, com destaque para empresários, dentistas, advogados, engenheiros, médicos, investidor, entre outras ocupações. A representação da preservação ambiental a sua volta mostra que os que estão ali inseridos enxergam a região como "paraíso, agradável, tranquilo, calmo e aconchegante". A maioria das pessoas mora (67%), mora e trabalha (17%) ou apenas trabalha (5%) no local. Os que não moram no Paiva possuem residência em sua maioria nos bairros de Candeias, Boa Viagem, Barra de Jangada e Piedade.

NECESSIDADES

No quesito trabalho, a maioria da população ouvida está em sistema híbrido (casa e escritório) representados por 38% das pessoas ouvidas; em seguida vem o estilo home office (26%) e por fim os que precisam de espaço físico específico (salas, lojas comerciais) para trabalhar com 18%. Sobre o que falta na cidade, destaque para os três primeiros serviços ligados à alimentação, seguidos da área de saúde e bem estar. Sentem-se falta de supermercados (73%), hortifruti (54%), restaurantes (52%). Entre os serviços de saúde, há necessidade de mais médicos, dentistas, fisioterapeutas, etc. E na sequencia, vem correios, lotéricas e similares, bares, padaria, academia, lavanderia, farmácia, serviços para pets, assistência técnica para computadores e afins, escolas de idiomas e serviços de reparos como o de sapataria.

A maioria concorda que quando o Complexo Novo Mundo estiver com toda sua ocupação a região estará ainda mais valorizada. O empreendimento é visto como boa opção para quem quer trabalhar perto de casa, além de consolidar a região como de alto padrão. Também ficou constatado que a população pede por mais infraestrutura na região. O ponto positivo vem com o quesito segurança, para maioria (54%) trata-se de um local seguro. O ponto negativo foi a cobrança de pedágio (65%) e para 63% o transporte público é ineficiente. Entre os lugares preferidos aparecem praias e restaurantes, além de cinemas e shoppings.

SUBUTILIZAÇÃO

A pesquisa constata que existe uma enorme identificação da região com a natureza e por consequência sua busca por cuidados com o meio ambiente. Apesar de ser visto como um empreendimento que vai ajudar a valorizar a região, também é visto como um espaço superdimensionado e subutilizado. Gustavo Morais, diretor da Direct Empreendimentos Imobiliários, que comercializa espaços no local, informa que neste ponto já existe um movimento de ocupação do complexo com a instalação de diversas salas comerciais e escritórios como lavanderias, serviços de pet shop, salas de dentistas, etc. "Os investidores e profissionais de vários setores estão atentos a esta demanda constatada na pesquisa e já buscam este espaço para atender a uma demanda que será cada vez mais crescente, principalmente porque pós pandemia muita gente que antes vinha para a região de passeio, hoje tem o local como seu endereço residencial e de trabalho", explica.

A pandemia da covid-19 acelerou o processo de vendas de imóveis residenciais no Paiva. A necessidade de estar em locais próximos da natureza e com mais qualidade de vida fizeram muitas famílias instalarem sua residência e negócios por lá. "O aumento da ocupação, desde início da pandemia chega a 40% e além do lado residencial está surgindo demanda comercial, por isso em cerca de um mês vendemos 50 unidades na região", comemora Morais. Ele adianta que mais 50 unidades estão anunciadas para venda, com valores a partir de R$ 120 mil para espaços a partir de 40 metros quadrados. "Temos 40 lojas comerciais que são no térreo e estamos com expectativa muito grande até porque a instalação de uma empresa vai atraindo outras e esse movimento tem ganhado muita força no Paiva".

Tags

Autor