DINHEIRO

GOLPE BOLETO: saiba como identificar um boleto falso e se proteger de golpes

Criminosos têm se utilizado de hacking e engenharia social para gerar um grande número de boletos falsos

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 20/06/2022 às 19:39 | Atualizado em 20/06/2022 às 19:41
Reprodução/Internet
Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais - FOTO: Reprodução/Internet
Leitura:

Os golpes de engenharia social, nome dado à técnica utilizada por criminosos para induzir usuários a compartilhar dados confidenciais ou abrir links para sites infectados, têm se tornado cada vez mais frequentes e bem elaborados. Uma das fraudes que mais fez vítimas nos últimos dois anos é a do boleto falso.

De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entre 2020 e 2021 a prática cresceu 45% no país. Atentos às fraudes, especialistas do Banco Cetelem trazem informações de como evitar cair neste crime de estelionato.


Como os golpes acontecem:

Os boletos são uma das formas mais comuns de pagamento, atualmente. Por isso, criminosos têm se utilizado de hacking e engenharia social para gerar um grande número de boletos com informações falsas para receberem pagamentos indevidos.

Desta forma, as vítimas acabam por transferir as quantias para contas de fraudadores ao invés de pagarem a empresa correta. Os criminosos têm adicionado novas estratégias e sofisticado cada vez mais a aplicação deste golpe, estabelecendo até operações como call centers falsos.


Saiba identificar os boletos falsos:

Os boletos falsos são muito parecidos com os verdadeiros e, justamente por isso, causam tanta confusão. Eles possuem a mesma aparência, logotipo da empresa e as informações pessoais dos clientes.

Neste caso, é fundamental checar o nome do beneficiário, ou seja, a empresa que deverá receber a quantia, bem como o CNPJ.

Os primeiros dígitos do código de barras precisam ser os mesmos do código do banco.

 

Os principais bancos brasileiros possuem os seguintes códigos:

001 Banco do Brasil 

237 Bradesco

341 Itaú

104 Caixa Econômica

033 Santander

 

O Banco Cetelem, que alerta sobre o golpe, reforça a importância de que os clientes desconfiem sempre de boletos com valores promocionais ou super descontos.

Na dúvida, o banco orienta sempre que os clientes entrem em contato com os canais oficiais de atendimento da instituição. Somente assim será possível ter certeza da procedência da cobrança.


Caiu na fraude? Veja o que fazer

Caso já tenha sido vítima deste golpe, o ideal é fazer um boletim de ocorrência para que o caso possa ser investigado pela polícia e, logo em seguida, notificar o banco ou a empresa que supostamente efetuou a cobrança. As instituições irão registrar o ocorrido e orientar como prosseguir em cada caso.

Comentários

Últimas notícias