SERVIÇO

Como pagar contas que vencem no feriado de São João, neste 24 de junho?

Agências estarão fechadas nas cidades que consideram a data como feriado

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 24/06/2022 às 9:51 | Atualizado em 24/06/2022 às 10:10
Notícia
X

Nas cidades e estados que têm feriado de São João, como em Pernambuco, os bancos não vão abrir nesta sexta-feira, 24 de junho. Já nas cidades que não consideram a data feriado pelo Brasil, as agências abrirão normalmente.

Assim, quem mora nas cidades onde os bancos ficarão fechados, pode utilizar os caixas eletrônicos das agências e postos de serviços que ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento através dos sites (internet banking) e aplicativos de smartphones.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Clientes de bancos digitais podem inclusive utilizar o Pix para o pagamento das contas, que é instantâneo. Já outros tipos de transferência bancária, como TED e DOC, só funcionam em dias úteis.

E se minha conta vencer hoje?

Caso o usuário não queira, ou não possa, utilizar os canais digitais, as contas de água, energia, telefone, etc. e carnês com vencimento no dia 24 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, no 27 de junho (segunda-feira).

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Tags

Autor