PATROCINADA

Fintech facilita acesso à energia solar

Com financiamento rápido e desburocratizado, a recifense Insole já soma cerca de 10 mil clientes em nove anos de mercado

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 29/06/2022 às 9:59 | Atualizado em 29/06/2022 às 15:23
Patrocinada
X

A popularização de matrizes de energia verde depende de fatores como benefícios, vantagens sobre o sistema e facilidade de acesso. Hoje, o mercado abre caminhos para o financiamento e empresas já oferecem soluções viáveis. A tendência é que a tecnologia que transforma luz solar em energia elétrica se torne, cada vez mais, parte de ambientes domésticos e empresariais.

Um bom exemplo desse movimento é a Insole, clean fintech criada em 2013 no Recife e embarcada no Porto Digital, que oferece soluções financeiras ágeis e desburocratizadas que fazem da conta de luz um ativo. A proposta vai direto ao ponto, solucionando o custo de implantação do sistema de energia solar, um dos entraves para migração para essa matriz. Soluções que atendem tanto a residências quanto a estabelecimentos comerciais e ainda oferecem uma operação vantajosa de cashback.

VEJA MAIS

Acesse a revista digital Energias Sustentáveis

“Quem busca crédito no mercado financeiro nem sempre encontra linhas acessíveis. Como clean fintech, a Insole resolveu esse impasse, oferecendo análise de crédito mais ágil e menos burocrática. Uma vez que o financiamento é feito pela própria empresa e o cliente paga com sua própria conta de luz, o acesso passa a ser democratizado e a atingir todos os perfis”, explica Ananias Gomes, presidente da Insole.

A proposta é certeira porque mais da metade das novas instalações feitas no país é viabilizada por meio de financiamentos, de acordo com levantamento da consultoria Greener, voltada para análise do mercado fotovoltaico. “Transformamos a conta de luz em economia”, resume Gomes. “O cliente, sem qualquer investimento ou desembolso inicial, escolhe um dos nossos planos de pagamento e consegue descontos relevantes na conta, o que permite que essa economia seja reinvestida onde ele quiser”. A Insole facilita ainda mais, oferecendo prazos de financiamento de até 120 meses, com carência de dois meses para início da quitação.

A Insole tem, atualmente, cerca de 10 mil clientes no país, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) para as áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Além disso, a empresa é pioneira, inovadora e uma das maiores no mercado de geração solar distribuída.

Hugo/Divulgação
"O cliente, sem qualquer investimento ou desembolso inicial, escolhe um dos nossos planos de pagamento e consegue descontos relevantes na conta", comenta Ananias Gomes, presidente da Insole - Hugo/Divulgação

Vantagens solares

Ananias Gomes destaca que, ao migrarem para a fonte solar, os clientes se tornam prossumidores, gerando energia para consumo próprio. E com a aquisição de uma usina fotovoltaica, dependendo do plano de pagamento, os descontos alcançam até 50% do valor médio da conta de energia.

A potência desse mercado também se reflete nos números da empresa. A Insole viu seu crescimento alcançar três dígitos: em 2021, as vendas da empresa saltaram 180%, chegando a 10 mil clientes em 15 estados brasileiros. “A expectativa para 2022, ano em que se projetam recordes para o setor de energia solar, é manter a curva ascendente de financiamentos para a geração distribuída, além da implantação de novos serviços”, diz Gomes. Estão previstos investimentos para expansão em linhas de crédito e lançamento de novos produtos, além do processo de massificação da matriz solar no país com o fortalecimento da plataforma digital e da rede de franquias.

Facilidades tecnológicas

Para a Insole, tornar a energia elétrica um ativo é inovar em todos os sentidos. Recentemente, a fintech iniciou a operação de um programa próprio de cashback - uma ação inédita no setor de geração distribuída e que tem ganhado escala em 2022.

Por meio do Insole Pay, aplicativo que funciona como uma carteira digital, os clientes podem realizar compras numa rede de estabelecimentos parceiros, de variados setores, usando créditos obtidos a partir do relacionamento com a Insole. O app está disponível no Google Play e Apple Store.

Outra tecnologia oferecida pela Insole é a plataforma virtual “InsoleOn”, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O sistema fornece informações sobre a energia consumida em cada cômodo da casa ou em cada equipamento. A partir da análise dos dados, o InsoleOn fornece dicas de eficiência energética a partir do perfil de consumo da residência.

É possível saber o quanto de energia está sendo gasto no uso do chuveiro, geladeira, micro-ondas e ar-condicionado, por exemplo. “A ferramenta traz informações em tempo real, é possível saber o consumo em cada horário do dia. Isso só é possível com essa ferramenta, pois as distribuidoras convencionais não informam esse detalhamento”, comenta o presidente da Insole.

Tags

Autor