Economia

RESTITUIÇÃO IMPOSTO DE RENDA: Receita Federal paga terceiro lote nesta sexta (29); saiba se recebe

De acordo com a Receita Federal, 5.242.668 contribuintes recebem R$ 6,3 bilhões no terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 29/07/2022 às 7:04
Notícia
X

Com informações da Agência Brasil

O terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 é pago nesta sexta-feira (29) pela Receita Federal. De acordo com o órgão, 5.242.668 contribuintes recebem R$ 6,3 bilhões.

Dentro desse número, estão 5.134.337 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano.

Os outros são contribuintes com prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 que têm o magistério como maior fonte de renda.

O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Como a restituição do Imposto de Renda é paga?

O dinheiro referente à restituição do Imposto de Renda é creditado diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Os contribuintes que entregaram a declaração até 3 de maio mas não receberam a restituição do Imposto de Renda, devem verificar se entraram na malha fina.

A restituição fica disponível no banco durante um ano.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento da Receita por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Calendário de restituição do Imposto de Renda

Este ano, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, que tinha previsão para acabar em 29 de abril, foi adiado para 31 de maio, com o objetivo de diminuir os efeitos da pandemia da covid-19 que podiam prejudicar o envio, como o atraso para obter comprovantes.

Mesmo assim, o calendário de restituição do Imposto de Renda continuou o mesmo. Os cinco lotes são pagos de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo Meu Imposto de Renda e, em seguida, Consultar Restituição.

A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Quem não está na lista ou caiu na malha fina pode consultar o extrato da declaração para verificar eventuais pendências. Nesse caso, o contribuinte deverá entrar na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC) e verificar se há inconsistências de dados.

Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

Tags

Autor