PREÇOS

Com medidas tributárias, saiba o que pode ficar mais barato no Brasil

Pelo Boletim Focus divulgado ontem, a mediana esperada pelo mercado financeiro para os preços administrados no ano caiu pela 10.ª semana seguida

Da redação com Agência Estado
Cadastrado por
Da redação
com Agência Estado
Publicado em 01/08/2022 às 21:43
DIVULGAÇÃO
REAJUSTE Em Pernambuco, Copergás aumentou preço do gás natural - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Sob o efeito das medidas tributárias para reduzir os preços de combustíveis e energia, os itens administrados podem ter em 2022 a primeira deflação anual desde o Plano Real, conforme a série histórica do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) consultada pelo economista Leonardo França Costa, da ASA Investments, a pedido do Estadão/Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A taxa mais baixa registrada até hoje para o período foi de 1,55%, em 2013, durante a intervenção da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) nos preços da conta de luz.

Pelo Boletim Focus divulgado ontem, a mediana esperada pelo mercado financeiro para os preços administrados no ano caiu pela 10.ª semana seguida, e passou a indicar deflação de 0,75% - ante alta de 0,01% na semana anterior. A queda livre, iniciada do pico projetado de 8,06%, está diretamente relacionada à ofensiva do governo federal para baixar os preços de combustíveis e energia às vésperas da eleição.

A deflação nos preços de administrados é atípica porque esse grupo reúne muitos produtos e serviços que costumam ter os reajustes anuais indexados à inflação do ano anterior, como planos de saúde, tarifas de energia e medicamentos. No passado, a indexação era feita pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que é muito afetado por preços de commodities e pelo dólar, e costuma ter taxas mais elevadas do que o indicador de inflação ao consumidor.

O governo zerou impostos federais sobre os combustíveis e patrocinou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 18 para limitar a alíquota de ICMS, um tributo estadual, entre 17% e 18% sobre itens como combustíveis e energia elétrica.

Assim como ocorreu nos anos seguintes a 2013, o mercado financeiro espera um "efeito rebote" parcial no ano que vem, uma vez que a expectativa é de que os impostos federais voltem a ser cobrados. Pelo Focus, a expectativa para os preços administrados em 2023 subiu pela 12.ª semana seguida, de 7,06% para 7,08%.

Há 12 semanas, a projeção era de 4,52%. Após a taxa de 1,55% em 2013, os preços administrados subiram 5,3%, em 2014, e 18,1% em 2015, quando o governo Dilma liberou os aumentos na conta de luz.

GÁS NATURAL

Sem alarde, o Diário Oficial de Pernambuco de sábado (30) informou a autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) para a estatal Copergás aumentar o preço do gás natural fornecido pela empresa no Estado.

O aumento autorizado, solicitado pelo governo do Estado através da Copergás é de 8,59% (oito inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) para o gás natural.

O aumento foi justificado, segundo o ato, pela "Recomposição da Tarifa Média Operacional da Companhia Pernambucana de Gás - COPERGÁS decorrente do aumento dos Preços de Venda dos Supridores de Gás Natural".

A medida já é valida desde sábado e atinge clientes residenciais, veiculares e industriais que utilizam o gás natural no Estado.

 

Comentários

Últimas notícias