AUXÍLIO BRASIL: Bancos se negam a fazer o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL; saiba quais são
Os principais bancos privados se negam a fazer o EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL
Os principais bancos privados com atuação no Brasil se posicionaram contra o novo EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL. O benefício, anunciado pelo Governo Federal em 2022, está inserido na modalidade de crédito consignado. Assim, sendo descontado do próprio Auxílio Brasil.
Bradesco
O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Jr., disse que a instituição financeira não está interessada em operar o Empréstimo Auxílio Brasil.
“Entendemos que essas pessoas terão mais dificuldade quando o benefício cessar e, por isso, preferimos não operar”, disse Lazari.
Itaú
O presidente do Itaú, Milton Maluhy Filho, também informou que o banco não vai operar a modalidade de crédito. Em sua justificativa, ele também levantou a vulnerabilidade dos beneficiários.
“Entendemos que não é o produto certo para público vulnerável. Assim, o banco preferiu não operar“, afirmou o presidente.
Santander
À revista Veja, o banco Santander também disse que não ofereceria o crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.
Segundo o jornal O Globo, os bancos Nubank e BMG também teriam decidido não oferecer o crédito. A recusa se daria após o governo lançar a iniciativa sem, por exemplo, colocar um limite à taxa de juros a ser cobrada.
CAIXA PRETENDE OFERECER A MENOR TAXA DE JUROS DO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL
A Caixa Econômica Federal pretende oferecer a menor taxa de juros do mercado para o empréstimo Auxílio Brasil. Segundo a presidente do banco, Daniella Marques, a instituição ainda analisa internamente qual será esse percentual.
"Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco", afirmou Daniella Marques durante um evento na última terça (9).
QUAL O VALOR DO EMPRÉSTIMO AUXÍLIO BRASIL?
O valor do empréstimo Auxílio Brasil pode comprometer até 40% do valor benefício. Desses, é possível utilizar 5% para saque ou amortização de dívidas no cartão.
O empréstimo terá prazo de pagamento de até 48 meses, além de juros mais baixos - em torno de 2%. Não será preciso realizar uma avaliação de risco de crédito, e todos os bancos podem disponibilizar o empréstimo.