SÉRGIO RIAL: ações das Americanas disparam com chegada de novo presidente
Novo CEO das Americanas, Sérgio Rial, foi anunciado na última sexta-feira (19). Ações da empresa dispararam nesta segunda
Com informações do Estadão Conteúdo
As ações das lojas Americanas (AMER3) dispararam nesta segunda-feira (22), após o anúncio da chegada do novo CEO, Sérgio Rial, na última sexta-feira (19).
Apenas na primeira hora do pregão, a varejista ganhou quase R$ 2 bilhões em valor de mercado. Na máxima do dia, a ação bateu R$ 15,61, um avanço de 19,80% ante o fechamento de sexta.
O patamar era mantido por volta das 12h40.
Sérgio Rial é ex-presidente do Santander e assume as Americanas em 1º de janeiro de 2023.
Antes, passa pela transição com Miguel Gutierrez, que comanda as Americanas há quase 30 anos.
"A companhia acredita que este movimento de sucessão reforçará sua estratégia de crescimento com rentabilidade e aproveita para agradecer a Miguel Gutierrez pela dedicação à companhia", disse as Americanas em comunicado divulgado na sexta.
A notícia surpreendeu o mercado, já que Sérgio Rial tem ampla experiência no mercado financeiro, mas não no varejo.
A companhia destaca que o novo CEO traz "vasta experiência em diversos setores", incluindo vivência internacional por mais de 15 anos, na Ásia, Europa e nos Estados Unidos.
Recentemente, Sérgio Rial liderou a operação do Banco Santander Brasil. "Acreditamos que a experiência do Sergio Rial se somará ao time da Americanas", diz ainda o documento da empresa.
Para Eugênio Foganholo, sócio da consultoria especializada em varejo Mixxer, a escolha provavelmente se deu pela habilidade de liderança do executivo.
"Ele deve ser um grande líder e deve ter grande capacidade de gestão, mas o que tem faltado na Americanas, e não é de hoje, é alguém com forte pegada varejista, e ele possivelmente não deve ter isso", afirma.
A companhia passou recentemente por mudanças em sua estrutura societária, com a saída do controle da companhia do famoso trio Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, fundadores da Ambev e sócios do fundo 3G Capital. Esse rearranjo é uma das possíveis causas da troca de comando.
Quem é Sérgio Rial
Sérgio Rial nasceu no Rio de Janeiro, tem 62 anos e é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em economia pela Universidade Gama Filho.
Foi presidente do banco Santanter e atualmente é presidente do conselho do banco, além de presidente do conselho da Vibra, vice-presidente do conselho da BRF, conselheiro da Delta Airlines e chairman da startup Ebury.