FGTS

CRF FGTS: veja como emitir certidão negativa federal e estadual e consultar regularidade do FGTS

Saiba como consultar e emitir a CRF FGTS, certidão estadual ou federal que relata a regularidade do trabalhador

Maria Mota
Cadastrado por
Maria Mota
Publicado em 21/09/2022 às 9:50 | Atualizado em 21/09/2022 às 15:07

O Certificado de Regularidade do FGTS (CRF) é um documento fundamental para que as empresas comprovem regularidade diante da Justiça, sobretudo no que se refere ao recolhimento do FGTS.

Criado Governo Federal para amparar o trabalhador demitido sem justa causa, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito previsto para quem trabalha sob carteira assinada.

Também é constituído de contas vinculadas, abertas de maneira individual (para cada trabalhador), quando o empregador realiza o primeiro depósito.

CRF FGTS

Também chamada de "Certidão de Regularidade do FGTS" e "Certidão Negativa de Débitos da Previdência Social" (CND), a CRF do FGTS serve para comprovar a regularidade do recolhimento mensal do fundo de garantia por parte das empresas.

Para emitir a CRF do FGTS, é necessário que não haja pendências relativas às obrigações relacionadas ao fundo de garantia, bem como ao cadastro da empresa e ao pagamento dos depósitos.

A certidão do FGTS deve ser emitida para as seguintes finalidades:

  • Comprovar que uma empresa está recolhendo FGTS dos colaboradores da maneira correta;
  • Participação em licitações públicas de órgãos da União, estados ou municípios, ou seja, para prestar serviços para governos de diferentes esferas;
  • Para conseguir financiamentos, empréstimos ou eventuais benefícios perante as administrações federal, estadual ou municipal.

 

COMO EMITIR CRF FGTS?

É possível emitir a certidão do FGTS de maneira virtual, por meio do site da Caixa Econômica Federal, instituição responsável por administrar o fundo.

O documento será disponibilizado no instante da consulta e tem validade de 30 dias. Veja como emitir a CRF FGTS:

  • Acesse a área do FGTS (Benefícios e Programas) do site da Caixa;
  • Depois, procure a opção Consultar CRF;
  • Será aberta a página da Consulta Regularidade do Empregador. Informe o CNPJ ou, se preferir, o número CEI (Cadastro Específico do INSS). No caso do CNPJ, não é preciso informar o estado em que a empresa está;
  • Informe o código de segurança que aparece na página, observando letras maiúsculas e minúsculas, e clique em “Consultar”;
  • Em seguida, será exibida a tela que informa se a empresa está regular ou não perante o FGTS. Em seguida, é possível obter a certidão do FGTS que pode ser impressa a partir do botão “Visualizar”.

LIBERAÇÃO DO FGTS EMERGENCIAL 2022: ASSISTA AO VÍDEO E SAIBA SE TEM DIREITO AO SAQUE

Últimas notícias