MINISTROS LULA: SIMONE TEBET assumirá o MINISTÉRIO DA CIDADANIA? Veja possibilidades da pasta do Auxílio Brasil no GOVERNO LULA
Governo Lula deve contar com pelo menos 33 ministros; Simone Tebet está sendo cotada para o Ministério da Cidadania
Eleito à Presidência da República do Brasil com 50,9% dos votos válidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar, pelo menos, 33 ministros em seu Governo.
Uma das principais dúvidas dos eleitores referem-se, principalmente, aos nomes que devem comandar os principais ministérios, como os da Saúde, Educação, Economia e, sobretudo, da Cidadania.
A aliança recém-construída entre Lula e Simone Tebet (MDB), candidata que terminou em 3° lugar no primeiro turno das Eleições 2022, tem indicado de que a senadora pode assumir o Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo Auxílio Brasil.
Entenda a seguir:
MINISTROS DO GOVERNO LULA
Antes do resultado final das Eleições 2022, Lula, ainda enquanto candidato, afirmou acreditar que a escolha de seus ministros não deveria ser definida ou vir à público antes do fim da corrida presidencial.
No dia 10 de outubro, em pronunciamento após pressão para a divulgação dos nomes, Lula afirmou:
A imprensa me pressiona, cadê o ministro do Lula, cadê o ministro da Economia? Isso é desde 1989. Se eu fosse bobo e indicasse um ministro antes de ganhar as eleições, eu perderia outros 30 que eu não indiquei. Então, tenham paciência”.Luiz Inácio Lula da Silva.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Lula vai pagar Auxílio Brasil de R$ 600 em 2023? Veja o que disse o relator do Orçamento de 2023
SIMONE TEBET ASSUMIRÁ O MINISTÉRIO DA CIDADANIA? ENTENDA OBJETIVO DO MDB
No último debate presidencial, Lula declarou: "Quando eu ganhar as eleições, eu vou montar o governo. E vou montar o governo não apenas com meu partido ou com meus aliados, tem gente de fora que vai participar".
A indicação de Tebet a um ministério é um desejo já manifestado pelo partido da ex-candidata.
Informações de bastidores divulgadas pelo jornal O Globo apontam que Tebet tem preferência pelo Ministério da Cidadania e, somado a isso, há o objetivo do MDB em projetá-la e enriquecer a visibilidade da aliada para disputas políticas futuras.
Além disso, a indicação seria uma forma de retribuição por parte do político ao apoio imediato que recebeu de Tebet: dados apurados ao fim das Eleições 2022 apontaram que 30% do crescimento de Lula se deu em nichos onde a candidata bem votada no 1º turno.
A imprensa me pressiona, cadê o ministro do Lula, cadê o ministro da Economia? Isso é desde 1989. Se eu fosse bobo e indicasse um ministro antes de ganhar as eleições, eu perderia outros 30 que eu não indiquei. Ent&
Luiz Inácio Lula da Silva.