AUXÍLIO BRASIL

AUXÍLIO BRASIL: COMO SABER SE FUI APROVADO NO AUXÍLIO BRASIL? Como fazer cadastro do Auxílio Brasil? Confira

Após o início do calendário do Auxílio Brasil de novembro, beneficiários apresentam dúvidas acerca de como se cadastrar no programa e obter o status de "aprovado"

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Cadastrado por

Maria Mota

Publicado em 17/11/2022 às 10:13 | Atualizado em 17/11/2022 às 11:48
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O calendário do Auxílio Brasil de novembro começou a operar nesta quinta-feira (17), sendo aguardado por cerca de 21 milhões de famílias beneficiárias, segundo dados da CAIXA Econômica Federal.

Com o início dos pagamentos, beneficiários têm apresentado dúvidas quanto ao cadastro do Auxílio Brasil, sobretudo no que se refere ao status de "aprovado" no Cadastro Único (CadÚnico), isto é, se estão legalmente autorizados a receber o benefício.

Para tirar essa e outras dúvidas, companhe ao longo desta matéria:

QUEM PODE SE CADASTRAR NO AUXÍLIO BRASIL?

Têm direito ao valor da parcela de setembro, a princípio, famílias que atenderem aos seguintes critérios:

  • Em situação de extrema pobreza, com renda mensal per capita até R$ 105;
  • Em situação de pobreza, com renda mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210;
  • Famílias com mulheres gestantes, mães que amamentam ou pessoas de 0 a 21 anos incompletos.
  • Em regra de emancipação.

COMO FAZER O CADASTRO DO AUXÍLIO BRASIL?

Tendo correspondido aos critérios mencionados no tópico anterior, é possível fazer o primeiro cadastro no Auxílio Brasil das seguintes formas:

  • De maneira virtual, através do site do Cadastro Único (CadÚnico)
  • De maneira remota, através do aplicativo do CadÚnico, disponível para aparelhos Android e iOS;
  • De forma presencial, nos postos de atendimento do CadÚnico.

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COMO SABER SE FUI APROVADO NO AUXÍLIO BRASIL?

Para aqueles que têm dúvida acerca do cadastro ter sido ou não aprovado pela plataforma, a consulta do estado do cadastro deve ser realizada das mesmas formas através das quais se realiza o primeiro cadastro do beneficiário.

Após cadastrar-se, o beneficiário passará por um processo de verificação. Assim, o status de aprovação deve estar disponível dentro de 48 horas.

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COMO ATUALIZAR CADASTRO DO AUXÍLIO BRASIL?

Diferente do primeiro cadastro, que é realizado uma única vez, a atualização de dados do cadastro do Auxílio Brasil deve ser feita pelo beneficiário a cada dois anos. Os meios são os mesmos citados anteriormente.

Por isso, só é possível realizar a atualização do cadastro no CadÚnico uma vez que o beneficiário já estiver inscrito no Auxílio Brasil.

Em exceção, só é exigida a atualização do cadastro em casos em que o beneficiário sofra alguma eventual mudança de vida que interfira nos dados prescritos, como o aumento do número de filhos ou da renda familiar.

ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E SAIBA COMO ATUALIZAR DADOS PARA NÃO PERDER O AUXÍLIO BRASIL

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