CONCURSO PÚBLICO: Prefeitura do Recife anuncia concurso público com 390 vagas
João Campos fez o anúncio do concurso; veja detalhes
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei (PL) para a criação de quadro próprio de servidores municipais.
Os novos cargos, que somam um total de 390 vagas, serão criados por meio de concurso público. A expectativa da gestão municipal é anunciar o certame no primeiro semestre de 2023.
- DESEMPREGO EM RECIFE: capital pernambucana ocupa 2º lugar no ranking nacional; confira
- DESEMPREGO: Recife é a segunda cidade do País com mais desocupados
- DESEMPREGO: 600 mil pernambucanos procuram emprego, mas não acham. Segundo pior resultado do País
- Concurso à distância: veja o que o Senado deve mudar nas normas dos concursos públicos
As vagas são direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e à Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
O primeiro passo para o lançamento do edital para o concurso público é a aprovação do Projeto de Lei (PL) pelos vereadores da capital. Hoje, a gestão João Campos tem maioria na Câmara Municipal, o que deve facilitar a tramitação da proposta.
Cargos e Carreiras
O projeto encaminhado pela Prefeitura do Recife também prevê a instituição do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) das duas instituições.
“Fizemos um exercício muito grande de captação de operação de crédito e de aumento da nossa capacidade de investimento. Agora vamos ter nossa capacidade operacional ampliada na cidade. E é por isso que a gente precisa aumentar também a nossa capacidade de trabalho, de realizar projetos, de fazer vistorias e de realizar auditoria”, afirmou João Campos em material à imprensa.
Vagas
Para ambas autarquias municipais, o PL prevê concurso para: Analista Administrativo; Analista de Gestão Contábil; Analista de Gestão Administrativa (Administrador, Psicólogo, Economista, Assistente Social e Bibliotecário); Analista de Gestão Social (Assistente Social, Psicólogo e Sociólogo); Analista de Obras e Projetos (Arquiteto, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Segurança do Trabalho); Analista de Tecnologia da Informação; Analista Jurídico e Analista Técnico (Edificações, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação, Administração, Contabilidade, Topógrafo, Arquivista, Desenhista Cadista, Geoprocessamento, Ambiental e Eletrônico).
Contratação
Em setembro deste ano, a gestão municipal autorizou a contratação temporária de 170 profissionais a serem distribuídos entre a Emlurb, URB e o Gabinete de Projetos Especiais.
O decreto de nº 35.960 leva em consideração "a carência de pessoal especializado, principalmente na área fim, que vem impactando nos resultados dos trabalhos, bem como na execução de novos projetos a serem implementados para atender às demandas de gestão do interesse público".
Os profissionais deverão tomar posse de seus respectivos cargos até o final do próximo mês de dezembro e cada um desses novos contratos terá duração de um ano com prorrogação máxima por mais um.