No ano em que festeja 10 anos de sua inauguração, o RioMar Recife comemora um momento de arrancada após os dois anos da crise econômica no País, provocada pela pandemia da covid-19. O shopping se aproxima do final do ano com a abertura de 30 novas lojas e a expectativa de inaugurar outras seis entre o final deste ano e o início de 2023.
O superintendente do RioMar Recife, Henrique Medeiros, que participou nesta quinta-feira (3) da apresentação da decoração do Natal 2022 para a imprensa, em evento no restaurante Douro In no mall, diz que o resultado do ano foi positivo.
"O primeiro trimestre de 2022 ainda refletiu a pandemia, mas a partir do segundo trimestre as vendas avançaram. Nossa expectativa é que o período de Natal deste ano, entre novembro e dezembro, as vendas cresçam 35% em relação ao mesmo período de 2021", calcula.
Segundo o executivo, o último trimestre do ano representa 70% das vendas do exercício, com duas datas fortes como a Black Friday e o Natal. Com a projeção de um período natalino positivo, a previsão para o fechamento de 2022 também é boa. A expectativa é que as vendas cresçam 23% sobre 2021. Descontada a inflação próxima de 10%, o avanço real das vendas ainda será de dois dígitos (13%).
"Também conseguimos superar o fechamento das lojas ocasionados pela pandemia. De agosto de 2020 até meados de 2022, 18 lojas haviam encerrado suas operações. Mas nós conseguimos atrair outras 30 (sendo 20 inaugurações e 10 reinaugurações) este ano e teremos mais seis abrindo as portas até o início de 2023", observa.
Medeiros explica que a conjuntura do País foi melhorando e algumas redes que perceberam que as vendas estavam crescendo encontraram oportunidade de se instalar no RioMar porque havia espaço. As próximas a chegar serão Palato (supermercado), Brooksfield Donna (moda feminina), Freitas Varejo, Alexandre Birman, Lupo Sports e NBA Store.
"Para os consumidores que estavam reclamando a falta de um supermercado, teremos a abertura da Palato agora na segunda quinzena de novembro", adianta. Já a NBA Store será a primeira loja da rede no Nordeste, atendendo ao público que é fã de basquete.
O Natal também aquece o mercado de trabalho, com a contratação de trabalhadores temporários. A expectativa é contratar 600 pessoas para o período. Atualmente o RioMar conta com cerca de 450 operações e tem 7.500 funcionários entre lojas, terceirizados e administração.
Para 2023, a expectativa é que a economia continue avançando e que as vendas cresçam em torno de 15% sobre este ano.