PREÇO GASOLINA: gasolina AUMENTOU? Qual é o preço da gasolina HOJE (5)? Saiba se gasolina vai aumentar
Jean Paul Prates, que deve assumir a Petrobras por indicação do Presidente Lula (PT), descartou intervenção do Estado na questão do preço da gasolina
Comentários acerca do aumento do preço da gasolina já neste mês de janeiro têm circulado desde o início desta semana, após a posse oficial de Lula (PT) à Presidência da República.
Entenda a seguir as discussões que envolvem aumento do preço da gasolina e quais devem ser as medidas do Governo Lula, que já realizou sua indicação para a presidência da Petrobras.
Veja, ainda, em quanto está o preço da gasolina hoje, quinta-feira (5):
GASOLINA AUMENTOU?
A questão do preço da gasolina está relacionada ao vencimento do prazo de uma medida tomada no Governo Federal anterior.
Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) isentou os impostos federais dos combustíveis, medida provisória, válida até o dia 31 de dezembro de 2022, o que promoveu a queda dos preços.
Dentre as Medidas Provisórias editadas por Lula no dia em que tomou posse do cargo, está a que oficializa a prorrogação do prazo de isenção, medida que impede um aumento maior dos combustíveis.
Ainda assim, é inevitável que o aumento do preço da gasolina aconteça já neste mês de janeiro, uma vez que o ICMS também voltará a ser o que era, imposto cujas alíquotas são definidas pelos governadores estaduais.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONFIRA RECOMENDAÇÕES PARA ECONOMIZAR GASOLINA:
PREÇO DA GASOLINA HOJE (05/01)?
Hoje, quinta-feira (5), o preço médio do litro da gasolina está avaliado em R$ 4,93, no Brasil, com base nos preços que são estabelecidos pela Petrobras (gasolina A) e nos preços médios ao consumidor final (gasolina C).
PREÇO DA GASOLINA
Indicado pelo Presidente Lula à presidência da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT) descartou, nesta terça-feira (4), a possibilidade de intervenção no Estado no estabelecimento dos preços dos combustíveis.
Com a intenção do governo de manter o preço em estabilidade, Jean Paul Prates afirmou, em relação aos postos d e combustíveis que promoverem o aumento:
Não há nenhuma razão para aumento dos combustíveis. Quem estiver aumentando preço de gasolina está oportunizando ou fazendo ação política, que é bem pior.senador Jean Paul Prates, indicado de Lula à presidência da Petrobras.
Não há nenhuma razão para aumento dos combustíveis. Quem estiver aumentando preço de gasolina está oportunizando ou fazendo ação política, que é bem pior.
senador Jean Paul Prates, indicado de Lula à presidência da Petrobras.