APOSENTADORIA INSS

INSS 2023: veja 4 dicas para AUMENTAR VALOR da aposentadoria

Mesmo aquelas pessoas que já estão aposentadas podem aumentar o valor recebido pela aposentadoria do INSS

Imagem do autor
Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 06/02/2023 às 22:41 | Atualizado em 06/02/2023 às 22:56
Notícia
X

Muitos trabalhadores se preocupam com a aposentadoria pela contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e buscam saber quando poderão se aposentar, como garantir uma boa aposentadoria e se existe a possibilidade de aumentar o valor recebido.

Pensando em ajudar as pessoas a aumentar o valor da aposentadoria do INSS, o JC decidiu compartilhar algumas dicas para todos esses contribuintes.

COMO AUMENTAR O VALOR DA APOSENTADORIA?

Após a Reforma da Previdência de 13 de novembro de 2019, o INSS sofreu algumas mudanças que podem facilitar o aumento do valor da aposentadoria.

Com isso, as pessoas que têm mais de um emprego, que exercem serviços de risco ou trabalho insalubre e até mesmo quem tenha trabalhado de forma informal - sem estar dentro das regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) - podem se beneficiar destas dicas.

Confira agora 4 dicas que podem aumentar o valor da sua aposentadoria.

1. Dois empregos, Duas contribuições

As pessoas que trabalham em dois ou mais empregos podem aumentar o valor da aposentadoria desde que realizem a contribuição do INSS por cada trabalho.

Assim, os salários são somados e a pessoa pode receber um valor melhor quando se aposentar.

Atualmente, a pessoa que contribui ao INSS com mais de um emprego pode ultrapassar o teto de benefícios, presente na tabela do INSS, avaliado em R$ 7.087,22.

As pessoas que ultrapassem esse valor da contribuição ainda têm direito a restituição do INSS.

2. Reconhecendo o trabalho informal para aumentar o valor da aposentadoria do INSS

Como citado anteriormente, até as pessoas que passaram algum período trabalhando sem carteira assinada conseguem receber pelos anos contribuídos, desde que o período trabalhado seja comprovado.

Para comprovar o trabalho informal e aumentar o valor da aposentadoria, o contribuinte pode apresentar alguns documentos. Veja quais podem ser utilizados:

  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Extratos bancários que confirmem a movimentação financeira referente à atividade profissional;
  • Notas fiscais;
  • Notas de prestação de serviço.

Vale destacar que, especificamente neste caso, também será necessário pagar os valores de contribuiçãodo INSS que deveriam ter sido feitas na época que o trabalhador deseja reconhecer.

3. Exerceu trabalho de risco ou em condições de insalubridade podem ter aposentadorias mais vantajosas

As pessoas que trabalham em empregos especiais, caracterizados como perigosos, ou que possuem algum tipo de condições insalubres, têm direito a uma aposentadoria especial.

Entre esses cargos estão profissões como:

  • Enfermeiro;
  • Frentista;
  • Médico;
  • Metalúrgico;
  • Químico;
  • Vigilante.

Esses profissionais conseguem aderir a uma regra especial de aposentadoria do INSS.

Antes da Reforma Previdenciária

Antes da Reforma Previdenciária, profissionais que exerceram 25 anos de trabalho até o dia 13/11/2019 podem solicitar a aposentadoria especial.

Depois da Reforma Previdenciária

Nos casos ocorridos depois deste dia, para conseguir a aposentadoria especial, o contribuinte pode recorrer a uma dessas formas:

  • Cotando os pontos: A idade, o tempo de trabalho especial e o tempo de contribuição comum são somados. Ao atingir “86 pontos”, a aposentadoria especial pode ser solicitada.
  • Período trabalhado: É necessário ter mais de 60 anos de idade e, ao menos, 25 anos de trabalho nesta categoria. Aqui, o sexo do contribuinte não é considerado.

Com informações do UOL Economia.

4. Revisão da vida toda do INSS pode possibilitar aposentadoria de valor maior

A revisão da vida toda do INSS permite que as contribuições realizadas antes de julho de 1994, quando foi lançado o Plano Real, sejam consideradas no recebimento da aposentadoria nos dias atuais.

Com ela, é possível que o valor recebido pelo aposentado possa aumentar.

Para solicitar, é preciso estar atento à alguns detalhes:

  • Só pode pedir a revisão da vida toda do INSS os aposentados que começaram a receber o INSS entre 29/11/1999 e 12/11/2019 (um dia antes da Reforma da Previdência);
  • O prazo para solicitar a revisão de vida toda é de até 10 anos a partir do mês seguinte ao pagamento da primeira aposentadoria.

Tags

Autor