DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL: saiba o que é e se precisa fazer
A nova função do desligamento voluntário foi adicionada ao aplicativo Cadatsro Único.
Alguns beneficiários do Auxílio Brasil identificaram uma nova área no aplicativo do Cadastro Único nomeada de "Desligamento voluntário do Auxílio Brasil".
Essas pessoas buscam entender o que é esta função e se precisam fazer o desligamento do Auxílio Brasil.
Leia nesta matéria:
- Cortes no Auxílio Brasil 2023;
- Desligamento voluntário do Auxílio Brasil 2023;
- Quem precisa fazer o desligamento voluntário do Auxílio Brasil 2023?;
- Milhões de brasileiros deixam de receber o Auxílio Brasil 2023.
CORTES NO AUXÍLIO BRASIL 2023
Ainda no início deste ano a ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que um grupo de beneficiários do Auxílio Brasil seria alvo da operação "pente-fino" para identificar cadastros irregulares no programa.
O período previsto para dar início à operação, segundo Tebet, era no calendário do Auxílio Brasil de março.
Posteriormente, em meados de fevereiro, Letícia Bartholo, secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), confirmou que março é mês estimado para começar os cortes no Auxílio Brasil e revelou outros detalhes sobre os cancelamentos do benefício.
Entre os tópicos abordados pela secretária do MDS, foi informado que uma nova função seria acrescentada ao aplicativo do Cadastro Único para permitir o cancelamento do Auxílio Brasil por escolha própria do usuário.
DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL 2023
A função de desligamento voluntário do Auxílio Brasil 2023 foi criada para os beneficiários que reconhecem ter errado ao realizar o cadastro no programa saírem por conta própria, sem correr o risco de ser pego na operação do pente-fino.
QUEM PRECISA FAZER O DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO AUXÍLIO BRASIL 2023?
De acordo com Letícia Bartholo, os beneficiários que estão cadastrados no Auxílio Brasil, recebem os pagamentos integrando família unipessoais - formadas por uma só pessoa - e reconhecem que erraram o cadastro no programa poderão optar por fazer o desligamento voluntário.
"Estamos colocando no aplicativo do Cadastro Único a funcionalidade que, se a pessoa unipessoal, que disse morar sozinha, entendeu a partir da campanha de utilidade pública que errou, pode já ali pedir para sair e depois agendar o cadastramento na família", disse a secretária.
MILHÕES DE BRASILEIROS DEIXAM DE RECEBER O AUXÍLIO BRASIL 2023