CERVEJARIA

RECUPERAÇÃO JUDICIAL: Grupo Petrópolis informa sobre PAGAMENTO de SALÁRIOS em Pernambuco e a todos os seus 24 mil funcionários

Com fábrica em Itapissuma, grupo é dono de marcas de cerveja e putras bebidas

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 31/03/2023 às 16:44 | Atualizado em 31/03/2023 às 16:54
Notícia
X

Em Recuperação Judicial desde a segunda-feira (27), a cervejaria Petrópolis confirmou que conseguiu,  nessa quinta-feira (30), uma penhora contra o Banco Santander como forma de garantir o pagamento de seus 24 mil funcionários. De acordo com a empresa, que possue fábrica no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, "as adversidades financeiras não serão impedimento para continuar honrando o compromisso de pagar a folha em dia".

Com uma dívida bilionária, o grupo Petrópolis diz que chegou a se programar para antecipar o pagamento dos salários, mas foi surpreendida por uma retenção de valores ilegal do Santander.

"A instituição financeira descumpriu uma liminar da juíza Elizabete Longobardi, da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, estabelecendo que todos os bancos credores liberassem imediatamente os recursos existentes nas contas vinculadas às operações financeiras do Grupo Petrópolis, sob multa diária de 10%", alega a companhia.

Em petição protocolada na quinta-feira, a defesa da cervejaria, representada pelos escritórios Galdino & Coelho, Pimenta, Takemi, Ayoub Advogados e Salomão Kaiuca Abrahão Raposo Cota, confirmou que o banco, mesmo ciente das decisões liminares, reteve os recursos.

A Cervejaria pediu ainda que o Santander cumpra as decisões anteriormente proferidas pela justiça, sob pena de restar configurado crime de desobediência.

JUSTIÇA

Na decisão proferida nesta quinta, a juíza penhorou R$ 71 milhões das contas do Santander. A magistrada determinou que os valores estavam depositados em contas na modalidade vinculadas e deveriam ter sido transferidos para contas de livre-movimento para a realização do pagamento dos funcionários.

A Juíza reconheceu em sua decisão que “a conduta do Banco Santander (Instituição financeira tão expressiva no cenário nacional), um dos maiores credores da Recuperanda, está obstar o pagamento de milhares de trabalhadores.”

A decisão determinou ao Santander que “na condição de instituição responsável pelo processamento da folha de salários do Grupo Petrópolis, realize os pagamentos devidos aos trabalhadores, estando vedadas novas apropriações sobre os valores destinados pelas Recuperandas para essa finalidade, sob pena nova penhora, sem prejuízo da multa a ser fixada pelo Juízo.”

O grupo Petrópolis ressalta ainda que nunca atrasou o pagamento de salários e está comprometido "em continuar honrando seus compromissos com todos os seus colaboradores". 

Tags

Autor