Portos

Suape registra crescimento de 10% na movimentação de cargas no 1º bimestre

O Porto de Suape se destacou no País pela movimentação de combustíveis e óleos (granéis líquidos), transporte de cargas conteinerizadas e cargas gerais soltas

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 11/04/2023 às 18:30
DIVULGAÇÃO
Suape bate recorde com tamanho de navio em águas pernambucanas - FOTO: DIVULGAÇÃO

No primeiro bimestre de 2023, o Porto de Suape registrou crescimento de 9,8% na movimentação de cargas, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 4 milhões de toneladas. Com o resultado, superou o desempenho nacional do setor, que apresentou queda de 3,07% no mesmo período analisado. 

De acordo com a diretoria de Suape, o que puxou a movimentação foram os derivados de combustíveis (historicamente principal carga do porto), com alta de 13,36%. Suape lidera a movimentação de derivados, responsáveis por 72,1% do volume de cargas transportadas em 2022.

Já as cargas em contêineres, operadas pelo Tecon Suape, registraram queda de 6,7% no primeiro bimestre, em relação a igual período de 2022. 

BALANÇO E PERSPECTIVA

Em 2022, o Porto de Suape movimentou 24,7 milhões de toneladas, posicionando-se em quinto lugar entre os portos públicos mais movimentados do Brasil.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, pontua que a administração prevê crescimento de 8% em relação a 2022. “Os derivados de petróleo continuam sendo o nosso ponto alto, porém, estamos trabalhando, incansavelmente, para ampliar o leque de cargas, atraindo novos players para Suape, um porto-indústria com localização privilegiada e dotado de modernas instalações, podendo movimentar os mais diversos tipos de mercadorias”, afirma. 

O diretor de Gestão Portuária, Nilson Monteiro, acrescenta que o contínuo embarque e desembarque de automóveis é outra operação que vem trazendo grande movimento ao atracadouro.

O Hub de Veículos, impulsionado a partir de novembro de 2021, registrou aumento de 10% no número de automóveis comparado a 2022. “Movimentamos 9.172 unidades nesse período, incluindo veículos fabricados na Argentina e no Uruguai e distribuídos para outros países da América Latina e Estados Unidos desde Suape”, explica.

O embarque de açúcar ensacado para outros Estados e países é outra operação que vem se intensificando em Suape. Para se ter uma ideia do incremento no transporte desse tipo de carga, a estatal movimentou 57% a mais no primeiro bimestre deste ano, um total de 71 mil toneladas do produto.

“Suape está situado a poucos quilômetros das principais usinas produtoras de açúcar da Zona da Mata Sul de Pernambuco, fato que facilita o escoamento da produção. Além disso, a estrutura dos nosso cais otimizam o transporte da carga, trazendo mais competitividade à indústria açucareira do Estado”, enfatiza Monteiro. 

Comentários

Últimas notícias